UNEB suspende atividades em protesto aos constantes assaltos que tem vitimados estudantes em Camaçari

A respeito da suspensão das aulas no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XIX da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), sediado em Camaçari, a Direção do Departamento, por intermédio desta Assessoria de Comunicação, esclarece que:

1. Os assaltos dentro de ônibus intermunicipais cujas linhas atendem a esse município vitimando estudantes do departamento têm se avolumado nos últimos meses.

2.  A direção do departamento, com o apoio e intermediação da Reitoria da UNEB, adotou todas as providências que lhe competem, a exemplo de contatos com os comandos da Polícia

Militar em Camaçari e da Polícia Industrial, os quais já intensificaram as rondas nas rodovias utilizadas pelos ônibus.

3. A UNEB está pleiteando à AGERBA a criação de linhas específicas para atendimento à comunidade universitária de Camaçari, com ônibus circulando até o Campus XIX. A agência de regulação informou que vai realizar estudo de viabilidade para implantação de tais linhas.

4. A direção do departamento também contatou a empresa Viação Regional, concessionária das linhas, que chegou a disponibilizar um ônibus exclusivo para os estudantes nos períodos vespertino e noturno. Porém, essa oferta durou apenas uma semana, tendo a empresa alegado prejuízo financeiro.

5. Buscando preservar a integridade física e emocional dos estudantes vitimados pelos assaltos, e após consulta aos próprios discentes, a direção do departamento decidiu suspender temporariamente as aulas presenciais no campus – os cursos na modalidade de ensino a distância (EaD) permanecem em atividade -, ao tempo em que procura agilizar as conversações com os entes públicos e privados envolvidos, visando uma solução definitiva para o problema.

6. Diferentemente do que se tem noticiado, não há prazo estabelecido para o retorno às aulas e à normalidade das atividades no departamento – o que pode ocorrer a qualquer momento, assim que se encontre essa solução. Nesta segunda-feira (dia 30/11/2009), está agendada nova reunião com a comunidade acadêmica, a qual decidirá os rumos a serem trilhados nessa questão.

7. Por fim, a direção do departamento assegura à comunidade universitária e à sociedade que as aulas ora suspensas serão repostas, em comum acordo com essa comunidade.

8. A UNEB está otimista em que uma solução duradoura para essa grave situação será encontrada muito brevemente, porque confia na sensibilidade dos organismos públicos e privados envolvidos.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141304 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário