TVE Bahia comemora 24 anos com nova programação

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Ao completar 24 anos de existência, nesta segunda-feira (09/11/2009), a TVE Bahia lança uma nova programação e reformula sua identidade visual. São programas inéditos, novos apresentadores, vinhetas e cenários, que estreiam juntamente com outra novidade – o portal do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), ferramenta virtual concebida para os espectadores e ouvintes estreitarem laços com a TV pública da Bahia e com a Educadora FM 107.5.

As mudanças começam pelo jornalismo da TVE Bahia, que ganhou reforço com a estreia do programa Perfil & Opinião, contratação das apresentadoras Lívia Calmon e Denny Fingergut, além da reformulação editorial e visual dos programas TVE Revista, TVE Notícia, TVE Debate, TVE Esporte e Cartão Verde Bahia.

Denny Fingergut retorna à emissora, após oito anos, para comandar o Perfil & Opinião, que se alternará nas noites de terça-feira, às 22h, com o TVE Debate. No primeiro programa, que irá ao ar no dia 17 deste mês, Denny conversará com a advogada baiana Luislinda Dias de Valois Santos, primeira juíza negra do Brasil, que lançou, este ano, o livro O Negro no Século 21. O segundo programa (dia 24) terá como entrevistado o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.

O TVE Notícia, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 19h, torna-se mais interativo, com entrevistas na bancada. O telejornal passa a ser apresentado por Lívia Calmon, contratação bastante significativa para a nova programação, já que a jornalista, antes de atuar em São Paulo e Minas Gerais, na Record, Globo e Bandeirantes, começou a carreira na própria TVE Bahia, ainda nos 80. Cristiane Oliveira, que ancorava o TVE Notícia, passa a integrar a equipe de reportagem do programa.

A jornalista Márcia Rocha continuará à frente do TVE Revista, transmitido de segunda-feira a sábado, às 12h15, só que, a partir de agora, com a proposta de dar ênfase à reflexão e contextualização dos fatos, na linha do que já vinha sendo experimentado, com os comentários do cientista político Paulo Fábio, que também permanece. “Mudará completamente de perfil”, afirma Jorge Ramos, gerente de Jornalismo da emissora. “Baseado no trinômio cidadania-arte, cultura-informação e serviços serão apresentados quadros de economia popular, comportamento, análise da mídia, saúde, educação e meio ambiente.”

Em alternância semanal com o Perfil & Opinião, nas noites de terça-feira, o TVE Debate, sob o comando de Robson do Val, volta a exibir edições inéditas. No primeiro programa, nesta terça-feira (10), às 22h, Zulu Araújo, presidente da Fundação Palamares, Gilberto Leal, presidente do Núcleo Cultural Níger Okan, e a pesquisadora Francesca Bossi, especialista em antropologia e religião, reúnem-se para debater o tema O Negro e as Políticas Públicas. O segundo programa deste mês (24) vai discutir a importância da cultura negra.

No jornalismo esportivo, o Cartão Verde Bahia (domingo, 20h) passa a contar com a participação de Ayana Simões, apresentadora do TVE Esporte (segunda a sexta-feira, 12h), que, no programa dominical, vai servir de ponte com os espectadores internautas. O jornalista Gustavo Castellucci, apresentador, e o ex-jogador Emerson Ferretti, comentarista, completam o time do Cartão.

Jornalismo cultural e interatividade na web

Além do espaço e da abordagem diferenciada nos telejornais, o jornalismo cultural sempre foi privilegiado no Soterópolis, que passa de 30 minutos para uma hora de duração e estreia quadros bem instigantes. O programa entra em seu sexto ano completamente reformulado, agora, com a saída de Mário Sartorello, tendo apenas Luciana Accioly no posto de apresentadora.

“As reportagens e entrevistas no estúdio serão mais profundas e levarão o espectador a continuar com a informação após o programa, com indicação de sites, livros, filmes e lugares que tenha a ver com a pauta”, afirma a diretora da atração, Silvana Moura.

Luciana Accioly também vai pilotar o quadro de artes plásticas Devaneios, que parte do princípio de que a biografia ajuda a compreender melhor a obra de um artista. Na prática, Luciana, com um look inédito, fará o convidado deitar-se em um divã para abrir o coração ou soltar o verbo. O apresentador Zenildo Miranda vai estrear o Onde Está Lindinho? – um quadro de irreverência, escracho e bom humor que Silvana Moura define como “colunismo boêmio-social”.

Outros destaques do Soterópolis serão as videoreportagens produzidas pela equipe de estagiários do programa, que assume a câmera para revelar uma Salvador bem singular, e o Informe 140, um canal de interação com os espectadores que seguem a atração pelo twitter. Quem quiser participar, ou seja, ter sua mensagem no ar durante o programa, é só enviar um tweet para @soteropolis e ficar de olho.

O Soterópolis também vai reforçar sua vocação de janela de exibição de clipes musicais e vídeos independentes. “E a nossa agenda cultural, que cobre Salvador e outros municípios, será enriquecida com imagens”, afirma Silvana.

Além de um convidado mensal que sempre assina o cenário (o de novembro é Bel Borba), o programa passa a contar com a colaboração de estilistas, que criarão figurinos exclusivos para a apresentadora Luciana Aciolly. Quem estreia no posto é Vitorino Campos, uma das revelações recentes da cena fashion soteropolitana.

Sites e conteúdos exclusivos

Além das novidades na programação da TVE Bahia, o Irdeb inaugura seu novo portal (www.irdeb.ba.gov.br), com uma série de recursos para personalizar e potencializar a relação do público com a TVE Bahia e a Educadora FM 107.5. Os programas das duas emissoras terão sites e conteúdos exclusivos, que ampliem os temas abordados na TV ou no rádio. Haverá também a possibilidade de interação por meio de blogs e, no caso da Educadora FM, a disponibilização dos pilotos de alguns programas.

Segundo o coordenador de Marketing do Irdeb e responsável pela criação da ferramenta virtual, Alberto Adler, a ideia é que o portal funcione como um laboratório de experimentação para a TV e a rádio pública digital. “Nosso objetivo é consolidar o portal como o terceiro veículo do Irdeb”.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108107 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]