Técnicos em saúde da Argentina ministram curso no interior da Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O protocolo de intenções para cooperação técnica na área de saúde assinado há dois anos, entre o Governo do Estado e Província de Tucumán, na Argentina, começou a ser colocado em prática, esta semana, durante visita de uma missão do Ministério da Saúde Pública de Tucumán à Bahia.

Os técnicos argentinos Daniel Eduardo Amado, Alicia Julieta Vilar, Juan Estebán Gordillo e Teresa Madariaga, ministraram um curso voltado à redução da mortalidade no transporte de recém-nascidos, para profissionais do Samu dos municípios de Juazeiro, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim e Petrolina.

“Os recém-nascidos têm necessidades específicas para o transporte, por isso, a importância deste curso”, disse, Juazeiro, o médico neonatologista argentino, Daniel Amado. O especialista ainda revelou que em Tucumán, o índice de morte em transportes de recém-nascidos caiu de 19% para 0,4%.

A coordenadora da missão, Teresa Madariaga, avaliou como positiva a cooperação. “É um intercâmbio de conhecimento e experiências que tem um efeito potencializador e catalisador no desenvolvimento das ações da saúde”.

Em setembro de 2007, o Governo do Estado e a Província de Tucumán firmaram o protocolo de intenções para cooperação técnica na área de saúde, voltado principalmente para a questão da mortalidade infantil. Com programas semelhantes aos adotados atualmente pelo governo baiano, a província argentina conseguiu reduzir nos últimos anos os índices de mortalidade infantil.

Com população de aproximadamente 1,5 milhão de habitantes, a Província de Tucumán é sede das principais universidades argentinas. A capital San Miguel de Tucumán fica a aproximadamente a 1.300 quilômetros de Buenos Aires, sendo a maior cidade da região noroeste e um dos principais centros urbanos da Argentina.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112953 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]