Setrans aborda a ética e a coexistência humana

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Com uma apresentação musical Fruições Corpoéticas seguida do Poraci ou Toré, ritual indígena da comunidade Tupinambá, foi iniciado, na manhã desta terça-feira (10/11/2009), o 4º Seminário Transdisciplinar (Setrans), na Universidade Estadual de Feira de Santana. O evento tem como tema A Ética e a Cultura na Contemporaneidade: uma Cultura para a Ética da coexistência e prossegue até esta quarta-feira no anfiteatro, módulo 2 do campus. A conferência de abertura do evento, A Ética como Cuidado com a Coexistência Humana e Ecossistêmica”, foi proferida pelo professor doutor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), Severino Antônio Barbosa (foto). Ele citou a produção do conhecimento e da informação na contemporaneidade. “Porém, nunca houve também tantos homens partidos e perdidos, nem tanta devastação”.

 Para o conferencista, “os homens não são estranhos manipulando o mundo, são o próprio mundo, pois neles há os mesmos resíduos de carbono que formam outros seres, como as estrelas, por exemplo”. Neste sentido, Severino Barbosa alerta que o homem precisa de uma reeducação da inteligência e da sensibilidade. “É preciso uma nova ética de religação que venha acompanhada do sentimento de pertencimento, pois somos semelhantes, e esse saber nos irmana”.

 Depois de mostrar vários slides com semelhanças entre elementos humanos e não humanos, o professor conclui que “a nova ética não é feita de raciocínio, mas da consciência de pertencimento de que estamos irmanados ao mundo, à natureza, pela nossa semelhança com relação à matéria de que somos feitos.

 Para esta quarta-feira estão previstas conferências, apresentações musicais, mesas-redondas, sessões de comunicações e debates, no Anfiteatro da Uefs.

Feira de Santana,  11 de novembro de 2009

Marly Caldas – Ascom/Uefs

Confira a programação:

3 de novembro de 2009.

Dia 10/11/09 (Terça-feira)

 08:00 – Abertura

Fruições corpoéticas (momentos de sensibilização com

 atividades corporais e fruições corpoéticas: música,    poesia, dança, etc.

 09h00 – Conferência:  A Ética como cuidado com a coexistência humana e ecossistêmica.

 Prof. Dr. Severino Antonio M. Barbosa

 (UNISAL)

10h00 – Fruições corpoéticas

Desdobramentos da conferência (intervenções do público)

12h00 – Almoço

14h00 – Fruições corpoéticas

14h30 – Sessões de comunicações (GTs)

16h30 – Fruições corpoéticas

 Apresentação – síntese das comunicações (GTs)

Dia 11/11/09 (Quarta-feira)

08h00 – Fruições corpoét

 08h30 – Conferência: A complexidade da teia da cultura: uma  cultura para a coexistência

 Prof. Dr. Carlos Rodrigues Brandão(UNICAMP)

09h30 – Fruições corpoéticas

 Desdobramentos da conferência (intervenções do público).

12h00 – Almoço

14h00 – Fruições corpoéticas

 Mesa-redonda: Ética e Estética: por uma cultura da  dignidade e da boniteza   – A. J. S. Godi (UEFS)

 – Eduardo Oliveira (UFBA)

 – Miguel Almir (UEFS)

15h00 – Fruições corpoéticas

 Desdobramentos da mesa redonda (intervenções do público)
17h00 – Avaliação do IV SETRANS

18h00 – Celebração de encerramento

*Com informações da ASCOM/UEFS

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114941 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.