Seagri lança segunda etapa da Campanha de vacinação contra Febre Aftosa

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A Bahia já começou a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa. Até  o dia 30 de novembro  de 2009 todo o rebanho do estado, estimado em cerca de 11 milhões de cabeças, deve ser imunizado contra a doença. Os mais de 270 mil criadores baianos podem adquirir a dose da vacina nos 780 pontos de revenda autorizados na Bahia. Em seguida os pecuaristas precisam declarar a vacinação dos animais num dos 428 escritórios da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

“Este é um projeto de extrema importância para a pecuária nacional”, disse o secretário da Agricultura, Irrigação Roberto Muniz durante o lançamento oficial da Campanha Contra a Febre Aftosa, nesta quinta-feira, no Parque de Exposições de Salvador. “Por isso vamos dar a contribuição baiana para garantir um Brasil livre da aftosa em 2010”, ressaltou o secretário, lembrando que a Bahia está há 12 anos sem foco da doença no Estado.

As 15 coordenadorias regionais da Adab estão trabalhando intensamente em todos os municípios baianos através de palestras, seminários e dias de campo para explicar aos produtores que declarar é tão importante quanto vacinar. “Só com a declaração o processo da vacinação é oficializado e completo”, destacou o diretor geral da Adab, Cássio Peixoto. “Além disso, temos condições climáticas favoráveis para os animais em todo o Estado, o que facilita o processo de imunização e, posteriormente, a declaração da vacinação nos escritórios locais da Adab”.

Na primeira etapa da campanha foram vacinados 96,5% do rebanho baiano, com destaque para a região de Juazeiro que atingiu 97% na Zona Tampão.

A região recebeu recentemente parecer favorável da Superintendência Federal da Agricultura para ter reduzidas as suas fronteiras territoriais. “A vigilância ativa das coordenadorias de Juazeiro e Barreiras, o controle do trânsito de animais, dos eventos agropecuários e das casas de produtos agrícolas, além da reestruturação das barreiras sanitárias ao longo do território baiano contribuíram para essa conquista”, destaca Cássio Peixoto, enfatizando que este é um momento ímpar para a pecuária baiana.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108006 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]