Professores universitários iniciam campanha salarial 2010 e buscam apoio junto à imprensa

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A campanha salarial 2010 dos docentes das UEBA – Universidades Estaduais da Bahia – iniciou-se ontem pela manhã (25/11/2009).  Representantes das quatro ADs (ADUNEB, ADUFS, ADUSC, ADUSB) protocolaram na SEC – Secretária de Educação do Estado da Bahia – um documento informando ao Secretário de Educação, Oswaldo Barreto, o início da campanha.

No oficio, um breve relato sobre os baixos salários, além dos motivos e justificativas da principal reivindicação: a incorporação integral da gratificação CET ao salário-base.

Segundo o documento, a valorização do trabalho docente, por meio de melhores salários, seria, hoje, a mais importante resposta de um governo que se proponha a investir na educação superior. “As UEBA não podem continuar perdendo profissionais, que se qualificaram com recursos públicos de nossa sociedade, para Instituições de Ensino Superior de outros estados, ou mesmo para as universidades federais, atraídos por melhores salários”, trecho do oficio.

As reivindicações pelo reajuste salarial se baseiam principalmente em estudos e índices apontados pelo: Sistema Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

Segundo o coordenador do Fórum das ADs e presidente da ADUSB (Associação Docente da UESB), Alexandre Galvão, o DIEESE apontou o acumulo de perdas salariais de 58,25%, pelo ICV, em relação aos já corroídos salários de 1990. “Apesar de a Bahia ser o estado mais rico da região, estamos, em termos salariais, abaixo de estados como Piauí, Paraíba e Ceará já que recebemos um dos piores salários entre as demais Universidades Estaduais do Nordeste”, explica Galvão.

Em seguida, esses representantes foram aos principais órgãos de imprensa a fim de, buscarem apoio e tentar esclarecer tanto à comunidade acadêmica quanto à sociedade baiana sobre a precariedade do ensino superior baiano.

Em entrevista ao jornal Correio da Bahia, o professor e diretor da ADUFS (Associação Docente de Feira de Santana) Jucelho Dantas disse: “Esperamos que o governo analise nossa proposta e atenda a incorporação da CET. Nossa solicitação é de incorporação integral dessa gratificação, que hoje representa 70% do vencimento básico”.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112836 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]