Presidente do STF apoia maior poder de polícia às Forças Armadas

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, disse hoje (06/11/2009) que a alteração na Lei Complementar 97, que aumenta o poder de polícia das Forças Armadas (FA), é uma boa iniciativa. Gilmar Mendes pregou maior integração entre as forças de segurança no combate ao crime.

“Talvez o Brasil tenha que deixar de tratar este tema de forma compartimentada. Há uma crise nesta área, que acaba sempre respingando nas autoridades locais. A droga vem de fora, há um grande problema nas fronteiras, há um problema de policiamento. As Forças Armadas têm condições de monitorar as fronteiras. Por que não há algum tipo de integração? É preciso que haja um sistema integrado”, afirmou o ministro, durante o encerramento do 4º Mutirão Carcerário, no Rio de Janeiro.

Para o presidente do STF, não é possível delegar somente aos estados a responsabilidade de combater o crime organizado. “Reponsabilizar apenas o estado pelo tema de segurança pública – isso se tornou um tema magno nacional e até internacional – me parece simplificar e não resolver o problema. Eu tenho a impressão de que essa é uma boa iniciativa [aumentar o poder de polícia das Forças Armadas]. Precisamos realmente nos integrar”, afirmou.

Segundo ele, os militares já têm capacidade instalada nas fronteiras e podem ajudar diretamente no combate ao crime.

“As Forças Armadas têm determinadas expertises, como controle de fronteira. A Aeronáutica dispõe do controle do espaço aéreo, já existe a lei que permite o abate de aeronaves. É possível ter um tipo de ação concertada [articulada], entre esses vários órgãos e setores das Forças Armadas, que certamente poderiam trabalhar em questões relevantes de segurança pública”, disse.

Gilmar Mendes falou ainda sobre o recente impasse criado entre o STF e o Senado, quanto à cassação do mandato do senador Expedito Júnior (PSDB-RO), concretizada só ontem (5), após dias de resistência.

“Não havia impasse. Havia desinteligência, quanto ao procedimento a ser seguido. O Senado nunca cogitou em não cumprir a decisão do STF. Mas entendia que, antes de dar a posse àquele que o STF tinha indicado como o novo titular da vaga, deveria dar o direito de defesa formal àquele que estava sendo destituído. O assunto está superado, não há nenhuma dúvida quanto a isso”, declarou.

*Com informações da Agência Brasil

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112925 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]