Policiais brasileiros recebem elogios e enfrentam represálias pelos seus blogs, diz estudo

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Um novo relatório da Unesco e do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania do Brasil mostra que agentes da polícia têm sofrido represálias pelos comentários que escrevem em blogs independentes.

O estudo aponta, entretanto, que as vozes da polícia têm ajudado a diversificar o debate sobre temas de segurança. No passado, a cobertura policial estava dominada pelos departamentos de relações públicas e por repórteres da imprensa marrom. Agora a polícia está participando dos meios de comunicação sociais, explicam os autores do relatório.

O estudo, A blogosfera policial no Brasil: Dos tiros ao Twitter (arquivo PDF), foi baseado em entrevistas com 73 policiais blogueiros de diferentes regiões e setores:

* A maioria criou o seu blog com o objetivo de expressar um ponto de vista.
* Um em cada três foi repreendido pelo que escreveram.
* Um em cada quatro foi ameaçado com prisão ou transferência forçada.

A grande maioria dos policiais diz que os superiores acreditam que os escritos podem influenciar a cobertura da mídia e as políticas públicas sobre segurança cidadã.

A versão completa do relatório está disponível aqui (arquivo PDF, em português).

Leia +

Blogosfera policial (Comunidade Segura)

*Com informações do Centro Knight

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115109 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.