Confira a coluna de Antônio Larangeira de 30 de novembro de 2009

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Na Feira de Estágios

Cerca de 300 estudantes universitários participaram da 2ª Feira de Estágios promovida pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na terça e quarta-feira ultima, no campus. Além da UEFS, participaram alunos das instituições como a FAT – Faculdade Anisio Teixeira, FAN e a UNOPAR. Instaladas em estandes armados no canteiro central do campus, as empresas participantes ofereceram oportunidades em áreas, como informática, academias de ginástica e escolas de línguas estrangeiras. Também estiveram presentes agentes de integração como IEL, CIEE, Progredir Estágio e Cide Estágios.

Centros digitais

Mais seis Centros Digitais de Cidadania, do Programa Cidadania Digital, de inclusão sociodigital do Governo do Estado, foram inaugurados na ultima sexta-feira (dia 27) e sábado (28), no interior do Bahia. Na sexta-feira foram entregues os CDCs de Conceição do Coité, Araci, Teolândia e Retirolândia. No sábado, a inauguração foi  em  Mortugaba e  Urandi,  Até o fim do ano, serão mais de mil CDCs em toda a Bahia. Cada Centro é  equipado com dez computadores,  impressora e internet banda larga.

Eleições da OAB

Com excelente votação foi eleita quarta feira a chapa OAB Para Frente, apoiada pelo atual presidente Celso Pereira, que é encabeçada pelo advogado Osvaldo Torres Neto e que  teve 208 votos, seguido por Alexandre Brandão com 127 votos e  Alberto Daltro Coelho teve apenas 65 votos . Prestigio de Celso Pereira.

Inseticida do sisal

Estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) resultou na produção de um inseticida natural a partir do sisal que pode ser usado para combater ácaros, fungos, mosquitos e pragas que atacam a lavoura. A partir dos experimentos realizados, ficou comprovado que o bioinseticida possui o mesmo efeito do inseticida químico, mas traz a vantagem de não contaminar o meio-ambiente, não representar risco à saúde humana e ter baixo-custo. Segundo o coordenador da pesquisa, professor doutor Juan Tomás Ayala Osuna, o sisal é pouco aproveitado. “Apenas 5% da folha do sisal é aproveitada, que é justamente a fibra utilizada na produção de carpete, telhas, tijolos, pára-choques; o restante, 95%, é descartado no meio ambiente”, explica.

Vídeo

O documentário A Uefs que Mora em Nós, produzido pela TV Universitária,  foi selecionado na categoria Vídeo Institucional para ser exibido durante a 8ª Mostra Nacional de Vídeo Universitário em Mato Grosso, que será realizado de 1º a 5 de dezembro, em Cuiabá. Promovida pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e organizada pelo Cineclube Coxiponés, a mostra vai exibir vídeos de universidades brasileiras produzidos entre 2008 e 2009. Serão premiados os melhores trabalhos que passarão por um júri local composto por um professor universitário, um técnico universitário, um representante estudantil e um representante dos realizadores independentes. Está prevista, ainda, premiação extra indicada por um júri popular.

Trabalho

Um trabalho foi apresentado pelo professor André Kaercher, da FTC Feira de Santana, como requisito para o título de mestre em Bioenergia. Foi o primeiro aluno do curso da Rede de Ensino FTC a defender a dissertação, que aborda o tema a produção de biodiesel e o sistema de cooperativas.  A defesa foi feita para uma banca composta pelos professores Humberto dos Santos Filho (orientador), Marcly Amorim Pizzani, também da FTC Feira (co-orientadora) e Célia Sacramento. Para o professor, a sua aprovação, com louvor, é muito positiva, principalmente pelo fato dele ser aluno da instituição desde o curso de graduação. O professor André é graduado pela FTC em Administração.

Associações Comerciais

Com a finalidade de debater assuntos relativos ao combate à violência e elaborar um documento para ser entregue ao governador Jaques Wagner , aconteceu  dias atrás  encontro das Associações Comerciais do estado , sob  a coordenação da Federação das Associações Comerciais da Bahia. Funcionaram como anfitriões o presidente da Federação Cloves Cedraz e o presidente da Associação Comercial de Feira de Santana Armando Sampaio.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Sobre Antonio José Larangeira 3097 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]