Missão brasileira na África visitará países com cultura, geografia e economia distintas

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Os três países visitados pela missão brasileira apresentam intensa diversidade geográfica, cultural e econômica. Apenas a África do Sul tem 11 línguas oficiais, embora o inglês seja o idioma adotado nas negociações públicas e comerciais. A população, de 48,7 milhões de habitantes, é formada etnicamente por maioria negra, mas que fala dialetos distintos.

Em 1990, o sistema de segregação racial (apartheid), que estabelecia duras regras de distinção entre direitos e deveres para brancos e negros, foi desmantelado. Em 1994, o líder Nelson Mandela foi eleito presidente. No mês passado, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, esteve no Brasil. Na ocasião, ele destacou as afinidades entre seu país e o Brasil.

Em 2010, a Copa do Mundo de Futebol será realizada na África do Sul. Zuma e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversaram sobre o assunto e firmaram protocolos de intenção nas áreas esportiva e cultural.

Já Angola vive uma situação bastante diferente. Dos 16,8 milhões de habitantes, a maior parte da população vive em situação de pobreza. Apesar deste dado, o país é o segundo maior produtor de petróleo do mundo e tem uma imensa produção de diamantes.

A história recente de Angola foi marcada por uma longa guerra civil, que começou em 1975. Em 2000, foi assinado um acordo de paz na região. A guerra civil no país teria vitimado cerca de 500 mil pessoas entre adultos, jovens e crianças.

Moçambique, assim como Angola, pertence à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e mantém vários acordos de cooperação com o Brasil. Com uma população de 20,7 milhões de habitantes, aproximadamente metade de seu território tem potencial agrícola.

*Com informações da Agência Brasil

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108671 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]