Mais de 7 mil novos postos de trabalho impulsionam emprego na Bahia

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Resultado apresentado pelo estado baiano foi o melhor de toda a série história do Caged, para o período, em termos absolutos e relativos

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregado (Caged), em outubro foram criados 7.443 empregos celetistas na Bahia. O número equivale à elevação de 0,53% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês de setembro. O resultado foi o melhor de toda a série histórica do Caged para o período, tanto em termos absolutos quanto relativos e decorreu principalmente da expansão nos setores de Serviços (2.834), do Comércio (2.592), da Indústria de Transformação (2.117) e da Construção Civil (1.932).

De janeiro a outubro de 2009, houve acréscimo de 62.183 postos (4,63%). O resultado configurou-se no melhor desempenho absoluto da região Nordeste e o terceiro melhor de toda a série histórica do Caged, em termos absolutos.

Considerando-se os últimos 12 meses, verificou-se crescimento de 3,43% no nível de emprego ou geração de 46.605 postos de trabalho. Vale acrescentar que, nesse período, o estado da Bahia registrou o segundo maior saldo da região Nordeste.

Região Metropolitana – A grande Salvador registrou acréscimo de 3.069 empregos formais, mais 0,50%, constituindo-se no terceiro melhor desempenho de toda a série histórica do Caged para o período.

Municípios – No ranking dos municípios baianos com mais de 30 mil habitantes que mais se destacaram, este mês, estão: Salvador, 3.337, variação relativa de 0,63%; Feira de Santana 1.354, variação de 1,69% e Lauro de Freitas que gerou 929 vagas formais registrando variação de 1,11%. Merecem menção os municípios de Itapetinga e Barreiras que geraram 655 e 498 empregos com carteira assinada, respectivamente.

País – Este mês o Brasil atingiu à marca de um milhão e cem mil empregos formais. Só em outubro foram gerados 230.956 novos postos, decorrentes de expansão recorde em cinco dos oito setores de atividade econômica. Em termos relativos, este aumento representou uma variação de 0,70% sobre o estoque de assalariados formais do mês setembro. O desempenho do país na geração de colocações formais fez o ministro Carlos Lupi afirmar, durante coletiva, na manhã desta segunda-feira (16):

“O Brasil é o único país do G-20 a gerar mais de um milhão de novos empregos em 2009, e a maior alavanca para sairmos daquela situação que atingiu o mundo foi o crescimento do salário, que vem registrando altas acima da inflação e dando ao trabalhador mais poder de compra. Temos que acabar com este complexo de país pequeno: somos um país grande, forte e devemos continuar apostando em nós, investindo no Brasil”, disse Lupi.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111158 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]