Judoca conquista primeira medalha baiana nas Olimpíadas Escolares

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O aluno do Colégio Marat, Gildizan Jesus, foi o primeiro baiano a conquistar uma medalha (de bronze) nas Olimpíadas Escolares (15 a 17 anos) que acontece, até o dia 15 de novembro de 2009, nas cidades de Maringá e Londrina, no Paraná. Ele competiu na modalidade judô (categoria meio pesado).

“Nem esperava a classificação, porque, nessa competição, estou no limite mínimo da faixa etária exigida para disputa. Tive que enfrentar vários judocas mais velhos como o vencedor, que já tem 17 anos”, ressaltou o jovem, atual campeão brasileiro da categoria juvenil (15 a 16 anos) e considerado uma das maiores promessas do estado na modalidade.

Ao todo, 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, participaram das disputas na modalidade. O crescimento do judô brasileiro também vem se refletindo na Bahia que, há três anos, vem se destacando nas Olimpíadas Escolares.

Em 2007, nos jogos de 12 a 14 anos, realizados em Poços de Caldas, o Estado faturou três medalhas na modalidade. No ano passado, os judocas, entre 15 e 17 anos, participaram integralmente da Olimpíada Nacional Escolar, conquistando três medalhas (duas pratas e dois bronzes) na competição realizada em João Pessoa (PB).

Este ano, 130 atletas baianos participam das Olimpíadas Escolares, consideradas, atualmente, a maior competição estudantil do país. Eles viajaram com passagens pagas pela Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb).

Pela primeira vez, os jogos, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), estão sediados em duas cidades, paralelamente, com disputas em atletismo, futsal, judô, vôlei e xadrez em Maringá, natação, basquete, handebol e tênis de mesa em Londrina.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111111 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]