Governadores do Nordeste pedem reunião com Lula para manifestar apoio à Emenda da Saúde

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Após reunião com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, governadores de estados do Nordeste decidiram, por unanimidade, pedir uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para manifestar apoio à aprovação da Emenda Constitucional nº 29, a Emenda da Saúde.

O texto fixa os percentuais mínimos a serem investidos anualmente na área de saúde pela União, por estados e por municípios. De acordo com nota do Ministério da Saúde, os governadores devem pedir ainda um aporte emergencial de recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS) para o próximo ano.

Temporão se reuniu com oito governadores – o único que não estava presente era o governador da Bahia, Jacques Wagner. Durante o encontro, o ministro expôs o aumento de repasses desde 2007 para procedimentos como exames e cirurgias. Entre os dados apresentados, um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, na Inglaterra, 85% dos gastos totais em saúde são públicos, enquanto no Brasil o percentual é de apenas 37%.

Outro dado apresentado mostra que são gastos R$ 640 per capita, em média, no SUS. Já o gasto médio das famílias que têm planos e seguros de saúde chega a R$ 1,4 mil, em média, embora tenham uma cobertura menor que a oferecida pela rede pública.

*Com informações da Agência Brasil

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114855 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.