Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 12 de novembro de 2009

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Feirense presidirá  ADI

A Associação de Jornais Diários do Interior do Brasil –  ADI,  durante o seu  11º. congresso nacional  , realizado na cidade de Canela, Rio Grande do Sul, elegeu como presidente para  a gestão do próximo ano, a diretora comercial do jornal Folha do Estado,  Margareth Cedraz Freire, que inclusive é atual presidente da ADI Bahia, sendo assim a primeira vez que o nordeste tem um representante no seu comando. Substituirá Nery Tomé.

Serrinha e os robôs

Um estudante do ensino fundamental do semi-árido baiano – uma das regiões mais pobres do Estado – produzindo robôs,  desenhos animados e até curtas-metragens de animação que já é uma realidade digna dos estúdios cinematográficos modernos está bem próxima de se concretizar na Bahia, com a implantação, em Serrinha, do Centro de Educação Científica do Semi-Árido – nos moldes do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), no Rio Grande do Nordeste. O projeto da também chamada Escola de Ciências de Serrinha, que tem o apoio do renomado cientista Miguel Nicolelis, prevê, dentre outros conteúdos, aulas de Ciência e Arte, que incluem as artes plásticas, ciências e música, desenho animado e curtas-metragens.  Detalhes atualizados do projeto foram apresentados na tarde de segunda feira (09), ao secretário estadual de C&T, Eduardo Ramos e a técnicos da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Secretaria Estadual de Educação (SEC), pela professora Dora Maria de Almeida Prado Montenegro. O objetivo do empreendimento é garantir a inclusão social de alunos da escola pública por meio de conceitos e práticas básicas da ciência moderna, para formar cidadãos críticos e atuantes.

Banho de luz

Numa iniciativa oportuna, o prefeito Tarcizio Pimenta vem proporcionando um verdadeiro banho de luz nas principais avenidas de Feira de Santana, que estão  recebendo moderníssima iluminação. Na atualidade, vale a pena se circular à noite pelas avenidas João Durval, Maria Quitéria, São Domingos, Frei Aureliano entre outras. Estamos sabendo de que a principal, tida como a nossa “Avenida Paulista”, a Avenida Getulio Vargas receberá o mesmo banho em toda sua extensão. O secretário de Serviços Públicos Luis Araujo, está atento às intervenções que vem fazendo na iluminação pública e jardins da cidade.

Concurso

A Universidade Estadual de Feira de Santana  inscreve até hoje, para concurso público visando a contratação de professor auxiliar, assistente e adjunto, visando o preenchimento das vagas existentes dos cargos permanentes. São 19 vagas para disciplinas das áreas de Saúde, Física, Tecnologia, Educação, Exatas, Biologia e Humanas. Também estão abertas as inscrições para seleção pública de professor com oferta de sete vagas para as áreas de Exatas, Física, Tecnologia, Educação e Biologia. A inscrição prossegue até 20 de novembro e a duração do contrato é de 12 meses.

Rádio amador

Reunindo autoridades e associados, aconteceu domingo  ultimo, comemorações pela “Dia Nacional do Rádio Amador”, em solenidade presidida pelo seu líder na cidade coronel  Jorge Prudente Fraga, oportunidade em que o prefeito Tarcizio Pimenta recebeu o diploma de “Amigo dos Rádios Amadores”.

Os idosos e a isenção

O assunto da semana prende-se a lei aprovada pela Câmara Municipal,  sancionada pelo prefeito Tarcizio Pimenta dando direito aos idosos acima de sessenta anos ter  gratuidade nos ônibus de transporte coletivo da cidade e a iniciativa do Sincol entrando na Justiça contra à legislação. Segundo consta, Feira de Santana possui 17 mil idosos e a preocupação do presidente da Associação Comercial Armando Sampaio  é de quem vai pagar esta diferença nas passagens. Prenúncios de aumento nas tarifas estão na pauta…

Esta coluna é publicada diariamente nos sites da TRIBUNA DA BAHIA, no www.jornalgrandebahia.com.br, e www.noticiasdabahia.com.br

Sobre Antonio José Larangeira 3068 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]