EBDA participa da 22ª FENAGRO

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A 22ª edição da Fenagro começa sábado (28/11/2009), e deve reunir cerca de 300 mil visitantes até o último dia do evento (06/12). Durante a semana, o público terá a oportunidade de conferir, de perto, as principais ações da Secretaria da Agricultura Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA), que disponibilizará, em seu estande, os resultados referentes às  suas ações de pesquisas, assistência técnica e extensão rural, voltadas, principalmente, para a agricultura familiar.

De acordo com o presidente da EBDA, Emerson Leal, a Fenagro é uma grande vitrine para apresentar, ao público em geral, e particularmente aos agricultores familiares, as atividades realizadas pela EBDA. “O público certamente ficará encantado com a apresentação dos nossos trabalhos, pois estão sendo mostrados com criatividade, destacando a missão da Empresa que é promover o desenvolvimento rural sustentável, centrado na expansão e fortalecimento da agricultura familiar” enfatizou o presidente.

A EBDA concentra suas ações de pesquisas agropecuárias na geração e adaptação de tecnologias, desenvolvendo estudos nas áreas de melhoramento genético vegetal e animal, manejo do sistema solo-água-planta, biotecnologia, nutrição e manejo animal, pastagem, dentre outros. “Quando o assunto é assistência técnica e extensão rural, o objetivo da Empresa é buscar tecnologias ajustadas às condições dos produtores, e isto será destacado na Fenagro” garantiu Emerson Leal.

Já  o diretor de Pecuária da EBDA, Osvaldo Sant’Anna, ratifica o processo educativo desenvolvido pela extensão rural, que visa organizar, capacitar e profissionalizar os produtores e suas famílias. “Durante a Fenagro 2009, mais uma vez a EBDA vai primar pelo seu papel de educador/instrutor, levando aos agricultores, técnicos, estudantes e demais interessados, palestras e cursos, com os temas mais diversos, visando contribuir com o desenvolvimento da agricultura e da pecuária estadual”, disse o diretor.

Ações

Durante os nove dias do evento, a EBDA promoverá, em seu espaço, palestras sobre Mandioca da variedade Formosa; Beneficiamento do algodão; Polinização da pinha; Produção orgânica de alimentos; Palma sem espinho; Biodiesel, dentre outros temas.

No âmbito da tecnologia, a empresa exibirá, para os visitantes, as mais recentes técnicas de manejo da mandioca e seu uso na alimentação humana, da pinha e mamona irrigada, além de artesanato com palha de bananeira, palma lisa, abacaxi, feijão comum e caupi, mamona de sequeiro e irrigada, fará exposição de fruteiras tropicais, tais como banana resistente à sigatoka-negra, laranja, rambutão, lixia e macadâmia, e degustação de alimentos produzidos pelos Centros de Formação da empresa, para ensinamento dos agricultores familiares.

Hortas posicionadas na vertical, formadas por garrafas pet, demonstrarão que é possível o agricultor aproveitar todos os espaços de sua área. Também será exposta colmeia de abelhas sem-ferrão, resultados de animais oriundos do Programa Sertão Produtivo (caprinos e ovinos), cana-forrageira, além de exposição de bovinos das raças gir, nelore, guzerá, e de galinha caipira.

*As pessoas interessadas em participar das palestras e cursos devem se dirigir ao estande da Empresa, no Parque de Exposições, em Itapuã/Salvador, no horário das 09 às 18 horas.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108106 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]