Deputado Sérgio Carneiro e o secretário Rui Costa representam governador em visita a Monte Santo

Deputado Sérgio Carneiro, Secretário Rui Costa e o prefeito de Monte Santo, Everaldo Joel.
Deputado Sérgio Carneiro, Secretário Rui Costa e o prefeito de Monte Santo, Everaldo Joel.
Deputado Sérgio Carneiro, Secretário Rui Costa e o prefeito de Monte Santo, Everaldo Joel.
Deputado Sérgio Carneiro, Secretário Rui Costa e o prefeito de Monte Santo, Everaldo Joel.

O deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT/BA) e o secretário estadual de Relações Institucionais, Rui Costa representaram o governador Jaques Wagner durante a tradicional Festa de Todos os Santos, no município de Monte Santo, no último sábado (30/10/2009).

O parlamentar petista e o secretário participaram de um jantar, na residência do prefeito Everaldo Joel (PSDB), com diversas autoridades e lideranças locais e da região, entre elas a prefeita de Itiúba, Cecília Petrina (PT) e os vereadores Lázaro José (PV-Queimadas) e Angelo Almeida (PT-Feira de Santana). Em seguida, mais uma vez foram convidados pelo prefeito para assistirem ao show, em praça pública, da dupla goiana Zezé di Camargo e Luciano que reuniu cerca de cem mil pessoas.

Após a festa cívico-religiosa, Sérgio Carneiro aproveitou o retorno à Feira de Santana e iniciou o mês de novembro visitando amigos na cidade de Tucano.

Religiosidade – Anualmente, a tradicional romaria atrai milhares de fiéis, turistas e visitantes de todas as partes que sobem a serra para pagar promessas. Os romeiros começaram a chegar nas primeiras horas de sábado (31/10) em ônibus, carros de passeio, vans e nos famosos ‘paus de arara’.

De joelhos ou com pedras na cabeça, em demonstração de fé e abnegação, adultos, idosos, adolescentes e crianças enfrentaram o percurso de 4 km para vencerem os 500 metros do Monte da Santa Cruz. Antes da subida, a penitência é iniciada com um ritual de três voltas ao redor da Igreja Matriz, simbolizando a Santíssima Trindade.

Monte Santo – Com aproximadamente 54 mil habitantes (IBGE/2006), o município de Monte Santo situa-se no sertão do estado, a 352 km da capital baiana. O acesso é através das Br’s 324, 116 e pela BA 220.

Além da mistura de fé e devoção à Santa Cruz, a cidade possui uma economia baseada na agropecuária (produção de milho, feijão, mandioca e pecuária extensiva), além docomércio favorecido pela boa localização de Monte Santo que faz limite com mais 7 municípios: Euclides da Cunha (38 km); Itiúba (74 km); Andorinha(70 km); Uauá (74 km); Cansanção (34 km); Canudos (118 km) e Quijingue.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110945 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]