Conferência no México debate clonagem humana

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Encontro na Cidade do México reúne especialistas em bioética e representantes de vários países; entre os tópicos do evento, a clonagem, responsabilidade social e saúde, o princípio do respeito à vulnerabilidade humana e integridade pessoal e a governança internacional.

A Cidade do México recebe até sábado, 28 de novembro, especialistas mundiais em bioética para uma conferência mundial sobre o tema promovida pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco.

O encontro é organizado em parceria com a Comissão Europeia e prioriza três áreas de discussões: questões relativas à bioética, a construção de uma rede internacional de comitês locais e a promoção do engajamento dos debates éticos.

Comitês

Membros de comitês nacionais e representantes de vários países já tinham se encontrado durante a semana no México para outra conferência organizada pela Unesco com enfoque no mesmo assunto.

Entre os tópicos do evento, responsabilidade social e saúde, o princípio do respeito à vulnerabilidade humana e integridade pessoal e a governança internacional.

Especialistas analisaram ainda a atual situação da bioética na América Latina e no Caribe, com destaque para a “Redbioetica”, uma iniciativa da Unesco para promover a educação e a discussão sobre a vida e a saúde na região.

Clonagem

A clonagem humana também esteve no centro dos debates. De acordo com a Unesco, a Declaração Universal sobre Genoma Humano de 1997 condena a clonagem para reprodução humana e, desde então, mais de 50 países aprovaram leis proibindo a prática.

Em relatório divulgado em junho, a Unesco ressalta que ainda é prematuro promover a elaboração de um novo instrumento normativo sobre o assunto, mas que as questões relativas à governança internacional sobre a clonagem humana não podem ser ignoradas, e o diálogo internacional é necessário.

*Com informações da Rádio ONU

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115092 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.