Câmara aprova comissão externa para apagão

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

A Câmara aprovou na manhã desta quinta-feira (12/11/2009) a criação de uma comissão externa para acompanhar as investigações sobre o apagão elétrico de terça-feira, que afetou 18 estados e o Distrito Federal. O pedido foi feito pela Comissão de Minas e Energia. O requerimento teve apoio do governo e da oposição, tendo sido aprovado por acordo. A comissão ainda não tem sua composição definida.

Apesar do acordo em aprovar a comissão, base e oposição não deixaram de trocar alfinetadas durante a apreciação do requerimento. O deputado Milton Monti (PR-SP) afirmou que o governo tem convicção de que foi um caso fortuito, “uma circunstância completamente adversa, excepcional”. “Tudo isso ficará cabalmente demonstrado nas análises que se darão por parte de todos os órgãos competentes e também por parte dessa comissão externa da Câmara dos Deputados”, afirmou. Segundo ele, o governo concordou com a criação da comissão para que “não paire nenhuma dúvida” sobre as investigações.

O deputado Ruy Pauletti (PSDB-RS) retrucou. O tucano classificou como interessante a justificativa do governo para o apagão. Ontem (11), o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que a concentração de “descargas atmosféricas, ventos e chuvas muito fortes” na região de Itaberá, no interior de São Paulo, causou a interrupção do fornecimento de energia. “No apagão do Fernando Henrique Cardoso, foi um desastre. No apagão desses dias, que foi muito maior, a ministra Dilma Rousseff disse: ‘Não haverá mais apagão’. Eu acho que o ‘probleminha’ é muito grande, é um problema de administração mesmo”, disse.

“Eu acho que o principal fato, o principal evento da semana, é o desaparecimento da ministra [Dilma Rousseff]”, atacou o deputado Felipe Maia (DEM-RN). O democrata apontou que Dilma “tem ido à inauguração de todo o tipo de evento no Brasil”, mas cancelou compromissos e não foi ao Itamaraty para receber o presidente de Israel, Shimon Peres. “Ela deve ser chamada, talvez, de ‘Dilma Apagão’, porque a responsável, que deveria dar explicações, desapareceu”, criticou.

Para o deputado José Genoíno (PT-SP), a oposição quer transformar o apagão em bandeira eleitoral. “Transformar um blecaute em bandeira eleitoral eu acho que é falta de programa”, retrucou o petista. Segundo Genoíno, o governo não está preocupado com o andamento da comissão. “Além de ter tomado todas as medidas imediatamente, [o governo] está tratando de maneira totalmente transparente, dando todas as informações”, concluiu.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120717 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.