Brasil tenta aumentar comércio com países africanos

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, comandará nesta semana uma missão no sul da África, com o objetivo de incrementar o comércio na região. A ideia é buscar novas áreas de investimentos, como alimentos in naturae processados, construção civil, armas não letais e materiais de segurança, além de veículos e autopeças.

Por orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro Miguel Jorge e representantes do Ministério das Relações Exteriores e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) guiarão um grupo de 98 empresários para reuniões na África do Sul, em Moçambique e em Angola.

De amanhã (9) até quinta-feira (12 ), Miguel Jorge coordenará reuniões de negócios que ele espera reverter de forma imediata em acordos bilaterais. Em entrevista à Agência Brasil, o ministro mostrou-se confiante no sucesso da missão, mas disse que não é possível antecipar valores nem cifras.

“Não é possível fazer cálculos de antemão, porque os acordos são fechados durante a viagem. Há empresários de várias áreas e a seleção dos setores é feita em uma parceria dos ministérios do Desenvolvimento e das Relações Exteriores, além da Apex -Brasil”, disse o ministro

A missão ao Sul da África deve custar cerca de R$ 1 milhão aos cofres públicos. Os percursos da viagem serão realizados no Sucatão – a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) KC-137, que ganhou esse apelido por ser considerada obsoleta, uma vez que foi montada nos anos 80 sobre a plataforma de um Boeing 707.

O avião foi transformado para acomodar o presidente da República e primeira-dama. De acordo com o ministro, o governo gastará apenas com o combustível do Sucatão, uma vez que a mão de obra é militar.

O ministro, os representantes do Itamaraty e da Apex e os empresários saem hoje (8) de São Paulo rumo à capital angolana, Luanda, onde passam um dia. Depois seguem para Maputo, capital moçambicana, onde também ficam por pouco mais de 24 horas. Por último, vão a Joanesburgo, na África do Sul. O retorno ao Brasil está previsto para a madrugada de sexta-feira (13).

*Com informações da Agência Brasil

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108791 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]