Brasil apresenta na ONU iniciativas contra a fome

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Assessor especial do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome revelou dados de cobertura do programa Bolsa Família; ONG internacional aponta Brasil como país que mais combate a fome no mundo.

O Bolsa Família é o maior programa de transferência direta de renda do mundo, com cobertura de mais de 11 milhões de famílias, ou 45 milhões de brasileiros, até o final do ano passado.

Os dados são do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Brasil, e foram apresentados nesta quarta-feira pelo assessor especial do órgão Antonio Claret Campos Filho, na sede das Nações Unidas, em Nova York.

Painel

Campos Filho foi um dos palestrantes do fórum de debates sobre proteção social, promovido pelo Comitê de Economia e Finanças, também chamado 2° Comitê da Assembleia-Geral da ONU.

Em entrevista à Rádio ONU, em Nova York, pouco antes do início do painel, Campos Filho disse que o Bolsa-Família beneficia 1/4 da população do Brasil, com custo anual de US $4,5 bilhões, cerca de R$ 8 bilhões, mas que outros programas do governo recebem ainda mais recursos.

“No Brasil nós temos além do Bolsa Família uma rede de proteção social com vários programas, por exemplo, o benefício de prestação continuada para idosos e pessoas com deficiência.

Na verdade esse programa tem um volume de recursos ainda maior do que o Bolsa Família. Esse ano teremos investimentos de cerca de R$ 18 bilhões, beneficiando 3,4 milhões de pessoas idosas ou com deficiência que vivem em famílias com renda per capita abaixo de 1 / 4 do salário mínimo”.

Fome

Durante o evento, o assessor do governo brasileiro também apresentou as iniciativas do país em relação ao desenvolvimento sustentável, às melhorias das condições sociais e à erradicação da fome, como o programa Fome Zero.

De acordo com Campos Filho existem várias ações de segurança alimentar e nutricional no país, com enfoque no fortalecimento da agricultura familiar e outras áreas.

Um estudo recente da organização não-governamental Action Aid, que atua em 40 países, mostra que o Brasil é o que mais tem combatido a fome e a desnutrição no mundo.

*Com informações da Rádio ONU, em Nova York.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110019 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]