Bahia se prepara para a Copa de 2014

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

 Para a criação do Plano de Tecnologia da Informação e Comunicação da Copa de 2014, foi assinado nesta terça-feira (10/11/2009) um protocolo de intenções entre o secretário extraordinário para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), Ney Campello, e o presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), Elias Sampaio.

O objetivo é implementar ações preparatórias e de execução da Copa do Mundo, no âmbito da Bahia, com o uso estratégico de tecnologia da informação e comunicação (TIC).

Segundo o presidente da Prodeb, serão disponibilizadas para a infraestrutura tecnológica da Copa do Mundo soluções em tecnologia da informação e comunicação. Além disso, a Prodeb vai ceder à Secopa metodologia para gerenciamento de projetos.

Entre as ações, está a construção do Portal da Secopa, com todas as informações sobre os investimentos e os projetos do governo estadual na Copa do Mundo de 2014. O portal será integrado às entidades esportivas e aos órgãos de fiscalização, como Tribunal de Contas do Estado e Procuradoria Geral.

Campello afirmou que o plano de tecnologia terá duas dimensões. A primeira é de gestão, que visa facilitar as ações de integração gerencial coordenadas pela Secopa, além da dimensão operacional, que é o aporte de tecnologias nos serviços oferecidos durante o período da Copa do Mundo. “O Estado tem uma empresa de tecnologia que está nos dando suporte, identificando nossas necessidades em TIC para o monitoramento e a articulação das várias ações que vão acontecer nos próximos quatro anos”, disse.

Além do protocolo de intenções com a Prodeb, no próximo dia 26, a Secopa assina um acordo com a Bahiagás e a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis/Seção Bahia, com o propósito de modernizar a rede hoteleira, inclusive com a instalação de gás encanado, substituindo o atual fornecimento.

Infraestrutura

O secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcellos, afirmou que desde 2007 o governo trabalha para a realização da Copa de 2014 na Bahia.

Ele disse que a Bahia é o segundo estado a iniciar a licitação para a construção da arena. A expectativa é que o novo estádio da Fonte Nova seja concluído em 2012, possibilitando a realização da Copa das Confederações, em 2013. Já os estádios de Pituaçu e Barradão serão utilizados para o treinamento das equipes de futebol.

Outros projetos para a Copa do Mundo, como mobilidade urbana, modernização da rede hoteleira, turismo, saúde e segurança pública, estão sendo articulados em conjunto com a prefeitura de Salvador e empresas privadas.

De acordo com Vasconcellos, Salvador também já começa a se preparar para as Olimpíadas de 2016, com a construção de novos equipamentos, como quadras poliesportivas – até 2010 serão 100 – e piscinas semiolímpicas e olímpicas.

Também está em construção um ginásio de esportes em Cajazeiras, que poderá receber jogos nacionais e internacionais, envolvendo as seleções brasileiras de voleibol, basquete, handebol e futsal. O espaço terá capacidade para 2.675 pessoas e dois alojamentos destinados a 20 atletas, cada, que serão construídos embaixo das arquibancadas.

“O Estado quer que esses investimentos, tanto da Copa quanto das Olimpíadas, deixem um legado social e econômico. Com a aquisição desses novos equipamentos, estamos preparando a Bahia para grandes eventos esportivos e investindo na preparação dos nossos atletas”, destacou o secretário.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106883 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]