Bahia exporta experiência na área social para países da América Central

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

De El Salvador, onde foi gravado, por telefone, o programa de rádio Conversa com o Governador desta semana, produzido pela Assessoria Geral de Comunicação do Governo do Estado (Agecom), o governador Jaques Wagner falou sobre sua missão no exterior, sobre o crescimento do turismo de origem brasileira para a Bahia e sobre o Parque Tecnológico como fomento à atração de investimentos.

Sobre a viagem à El Salvador e República Dominicana, Wagner disse ser uma agenda de compromissos de missão comercial, de intercâmbio social e de amizade com esses dois países.

“Estamos trazendo para cá algumas experiências de programas das Voluntárias Sociais, vim para mostrar algumas experiências de diálogo social do Brasil e da Bahia nesses dois países, que são amigos do Brasil, com quem queremos estreitar as nossas relações”, afirmou.

Wagner comentou a pesquisa do Ministério do Turismo que aponta a Bahia como o destino preferido dos brasileiros e um dos mais citados pelos estrangeiros. Para ele, o resultado é reflexo do trabalho que o Governo do Estado vem desenvolvendo desde 2007. “Nos estimula a continuar trabalhando cada vez mais num caminho e num rumo correto. É óbvio que a pesquisa também avaliou isso”.

A ampliação da exposição da Bahia fora da Bahia, no Brasil e no mundo, segundo Wagner, mostra o que o estado tem de bom para que novos investimentos e novos turistas sejam atraídos.

Ações 

O governador pontuou algumas das principais ações do Governo na área do turismo, citando a qualificação profissional, ampliação dos voos internacionais e nacionais, aumento da aviação regional, desenvolvimento do turismo no interior – Lençóis, Chapada Diamantina, Vale do São Francisco, Sobradinho, Vale do Recôncavo, a conquista de um aumento de mais de 300% no turismo americano e a criação de 17 voos novos desde 2007 – internacionais.

“Conseguimos ampliar, e muito, os investimentos em hotelaria, inclusive trabalhando muito na qualificação profissional e nesse momento temos um programa de qualificação com mais dez mil jovens se qualificando para a área especificamente do turismo”, afirmou.

Wagner disse que o turismo náutico também está sendo estimulado na Baía de Todos-os-Santos. “Trouxemos quatro regatas internacionais, agora recentemente chegou uma da França, e é outra área que nós estamos tentando desenvolver, inclusive atraindo para cá a indústria náutica”.

Dentre as formas de promover a Bahia em todo o mundo, Wagner citou o jogo da Seleção Brasileira, no estádio de Pituaçu, e a corrida de Stock Car. “Uma eliminatória de Copa do Mundo sempre é olhada também por outros países”, afirmou.

Wagner disse que, para cada real investido no turismo, é gerado mais emprego e, para suportar este crescimento, são necessários investimentos em infraestrutura. “Então, estamos trabalhando, como foi a ponte Itacaré-Camamu, qualificando as pessoas e, é claro que com isso tudo, a gente colhe os frutos da geração de empregos e de mais investimentos no estado”.

Parque Tecnológico 

Sobre atração de investimentos, Wagner lembrou da assinatura, com o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, de mais R$ 17 milhões para o Parque Tecnológico, além de outros R$ 23 milhões de convênios com diversas universidades baianas, para diversos programas de pesquisa, ciência e tecnologia.

“O projeto é muito bonito, está efetivamente virando realidade, já estamos com a parte de rede, da ligação de internet banda larga, o prédio deve estar ficando pronto – o primeiro prédio, central – em junho/julho do ano que vem e, portanto, eu creio que a gente vai fazendo mais uma ferramenta para atrair novos investimentos para a Bahia”, relacionou.

O programa Conversa com o Governador é produzido pela Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo da Bahia (Agecom) e disponibilizado na página www.comunicacao.ba.gov.br/conversa e no telefone gratuito 0800-071-7328, além de ser reproduzido pela rádio Educadora FM 107,5 Mhz e outros veículos de comunicação.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108289 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]