Bahia é o destino turístico preferido dos brasileiros

Vista da zona portuária de Salvador, nas imediações do Mercado Modelo.
Vista da zona portuária de Salvador, nas imediações do Mercado Modelo.

 Nos últimos dois anos, a Bahia foi o destino turístico preferido dos brasileiros que viajam pelo país. A informação é do Ministério do Turismo, que realizou pesquisa e ouviu 2.500 pessoas em todo o Brasil. O estudo foi divulgado nesta quarta-feira (04/11/2009).

De acordo com o levantamento, a Boa Terra liderou a lista de preferência dos brasileiros, com 11,6%, seguida por São Paulo (10,9%) e Rio de Janeiro (9,4). No quesito que perguntava qual seria a viagem que estaria nos planos para os próximos dois anos, 21,4% dos entrevistados citaram a Bahia. Pernambuco, que foi o segundo colocado, ficou com 11,9%. Também fizeram parte do ranking dos primeiros colocados os estados do Rio de Janeiro, com 11,3% das preferências, e Ceará, com 9,8%.

Na pesquisa, os entrevistados citaram como principais atrativos dos estados itens como beleza natural, praias, população, festas populares, gastronomia, entre outros. Com relação aos pontos que precisam melhorar em todo o país, os turistas citaram infraestrutura de serviços, segurança, opções de lazer, restaurantes e informações.

Em entrevista ao programa Edição das Dez, da Globonews, na manhã desta quarta-feira, o secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, destacou potencialidades da Bahia, como as belezas naturais, a música e a simpatia do baiano, mas lembrou que o governo está atento às questões que influenciam na escolha do estado como destino.

“É preciso oferecer bons serviços, que são essenciais para que o turista fique satisfeito. Por isso estamos investindo R$ 15 milhões em qualificação profissional e disponibilizando ferramentas como o Serviço de Atendimento ao Turista e o Disque Bahia Turismo, que oferece informações em inglês, português e espanhol aos visitantes 24 horas”, declarou Leonelli.

Outros destaques

O estudo apontou que 80% dos brasileiros viajam por conta própria e 20% contratam agências. Outro dado revelado é o gasto médio dos viajantes: de R$ 2,2 mil.

A pesquisa informou ainda que os brasileiros que viajam têm idade entre 25 e 34 anos e 51,3% têm nível superior – 25% dos entrevistados têm renda entre cinco e dez salários mínimos.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107970 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor[email protected]