

O Esporte Clube Bahia, Ex Tricolor de Aço, Ex Bahiaço, Ex Espanta Tabu, Ex Campeão dos Campeões, na realidade comemorou sua volta à série B, sendo goleado, impiedosamente, pelo Craque de Goiânia – 4X1
A campanha do Bahia na série C foi coroada no dia 25 de novembro de 2007 por risos e lágrimas. Pude acompanhar pela TV a grande comemoração dos torcedores do Baêa, após um magro 0X0 contra o Vila Nova de Goiás. A fanática torcida do tricolor da Boa Terra, em êxtase, invadiu o campo para saudar seus “heróis”. Pude observar que outros, mais excitados, arrancavam os tapetes de gramas – estes deveriam estar com uma fome terrível – alguns, vandalizando o espetáculo, arrancavam as redes das metas, provavelmente para guardá-la como lembrança.
Infelizmente o pior aconteceu. Nas arquibancadas do Estádio Otávio Mangabeira, conhecido nacionalmente como “Estádio da Fonte Nova”, a pior tragédia do futebol baiano nos últimos tempos, estava acontecendo. A falta de manutenção nas dependências da “velha” praça de esportes fez com que as estruturas de concreto não suportassem a vibração da torcida ensandecida – aproximadamente 60 mil pessoas – que pulava e gritava, comemorando a volta do seu clube para a segunda divisão do futebol brasileiro, levando a óbito sete vidas e treze torcedores gravemente feridos.
O Esporte Clube Bahia, Ex Tricolor de Aço, Ex Bahiaço, Ex Espanta Tabu, Ex Campeão dos Campeões, na realidade comemorou sua volta à série B, sendo goleado, impiedosamente, pelo CRAC de Goiânia – 4X2 – o que lhe rendeu o título de Vice Campeão da série C
No ano passado o Baêa mandou seus jogos no Estádio Jóia da Princesa, praça esportiva de Feira de Santana. A campanha do Esquadrão de Aço (aço?) não foi boa. Segundo seus torcedores, principalmente os mais fanáticos, as causas foram: gramado ruim, falta da torcida, a distância de Salvador, entre outras. Só que esqueceram de um dos principais motivos: “é que a bola é redonda, por isso os jogadores do Baêa não conseguem dominá-la “.
Hoje, em Pituaçu, em um bom gramado, ao som do grito de sua fanática e assídua torcida, na cidade “do São Salvador”, e o desempenho do “Baêa” está sendo pior do que em 2008. Como se explica este fenômeno, este mistério? Segundo análise minuciosa, constatou-se o seguinte: “a bola continua redonda”!!!
www.albertopeixoto.com.br