Aumenta imigração africana na América Latina

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Acnur, os imigrantes buscam oportunidades na América Latina por causa da hospitalidade e sensibilidade da população; países como o Brasil e a Argentina são os mais procurados por refugiados.

É cada vez maior o número de imigrantes africanos que desembarcam todos os anos na América Latina, de acordo com afirmação feita nesta quarta-feira pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Acnur.

Segundo a oficial de informação pública do Acnur para a América do Sul, Carolina Podestá, o endurecimento de medidas migratórias em países tradicionalmente conhecidos para asilo tem contribuído para o incremento dessa tendência.

Hospitalidade

Em entrevista à Rádio ONU, de Buenos Aires, na Argentina, Carolina Podestá disse que os imigrantes africanos também buscam oportunidades na América Latina por causa da hospitalidade e sensibilidade da população.

Podestá afirma que há muita imigração africana, particularmente de países como Senegal e Costa do Marfim, chegando principalmente à Argentina e ao Brasil.

Argentina

A oficial de informação pública ressalta que a agência da ONU na região vem observando uma duplicação nos pedidos de asilo num período de apenas dois anos.

Só na Argentina foram 1 mil solicitações no último ano, o dobro do registrado em 2006.

Segundo ela, o Acnur está catalogando os dados junto ao governo argentino, e a tendência deve se manter no futuro inclusive em outros países, como Chile, México e Guatemala.

*Com informações da Rádio ONU

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121740 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.