Audiência pública sobre Polo Logístico reúne políticos e empresários em Feira de Santana

Deputado José Cerqueira Neto (Zé Neto), governador Jaques Wagner e o prefeito Tarcízio Pimenta. Governo da Bahia projeta Feira de Santana como maior polo de logística do Nordeste.
Deputado José Cerqueira Neto (Zé Neto), governador Jaques Wagner e o prefeito Tarcízio Pimenta. Governo da Bahia projeta Feira de Santana como maior polo de logística do Nordeste.

O mandato do deputado estadual Zé Neto promoveu na manhã desta segunda-feira (16/11/2009), uma audiência pública sobre infraestrutura, logística e desenvolvimento de Feira de Santana. O evento aconteceu na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município.

O evento discutiu o centro de logística de Feira, que atualmente está em fase de elaboração do projeto executivo. O empreendimento irá atrair grandes investidores do setor de logística e atacadista para Feira de Santana, reduzindo os custos logísticos e aumentando a competitividade dos produtos dentro do estado e do país, além de adicionar valor às mercadorias em trânsito na Bahia, gerando emprego, renda e oportunidades de negócios.

Zé Neto iniciou o seu discurso agradecendo a participação dos presentes e destacando as ações do Governo do Estado no território do Portal do Sertão: “a pressa está em gerar desenvolvimento e isso se faz ampliando postos de trabalho nas empresas existentes e atraindo novas indústrias para a cidade e para toda a região”.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence, anunciou em seu pronunciamento que, já está na pauta do Governo do Estado, para o próximo ano, a realização de licitação pública para a execução de obras visando a abertura da Avenida Nóide Cerqueira. Segundo Afonso, Feira de Santana possui qualificações para ser elevada à condição de metrópole. “O principal critério para a metropolização é a conurbação, ou seja, quando uma cidade junta-se a outra”, explicou.

O anúncio das obras da avenida Nóide Cerqueira foi comemorado pelo prefeito Tarcízio Pimenta. “A avenida vai beneficiar toda a cidade, o mercado imobiliário, a construção civil, a facilidade de trânsito. Feira explodiu no mercado da construção civil, vendo naquele vetor um crescimento essencial para a cidade. Se não fizermos esta avenida, teremos problemas demográficos”, declarou o prefeito.

Pimenta ainda disse: “fico muito feliz em poder ver o seu interesse, independente do partido, em poder trabalhar sem querer prejudicar o próximo. O ano do palanque é 2010. Até lá, estaremos trabalhando cada vez mais para o desenvolvimento de Feira de Santana. Parabéns por essa nobre iniciativa”, concluiu o prefeito ao parabenizar o deputado Zé Neto.

O presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Abelardo de Oliveira, fez uma balanço das obras de saneamento, abastecimento e esgotamento sanitário que estão sendo realizadas em toda a Bahia. Ele comemorou o fato de o Estado ser o primeiro a se adequar aos princípios e diretrizes da Lei n° 11.445 – Lei Nacional de Saneamento – e lembrou da necessidade em intensificar a luta pela preservação dos rios.

“Para que tenhamos água para todos devemos ter água para sempre. Essa é uma frase que o governador Wagner utiliza sempre. Para isso, precisamos despoluir as bacias e nos preocupar em preservar nossos mananciais, e é isso que estamos fazendo, tirando Feira de aproximadamente 30% de saneamento e dando um salto para quase 85% de cobertura de esgoto”, afirmou o presidente da Embasa.

Fruto de uma árdua luta do deputado estadual Zé Neto junto ao Governo do Estado da Bahia, o Polo de Logística de Feira de Santana vem sendo discutido há cerca de dois anos, quando o deputado Zé Neto, juntamente com o Fórum Empresarial e representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município reuniram-se com o governador Jaques Wagner e criaram, na ocasião, um Grupo de Trabalho (GT), que vem aprofundando as discussões e objetivando transformar Feira em um Polo de Logística.

Além do Polo, que reunirá produtos vindos de todos os setores, sejam através de rodovias, ferrovias e aerovias, para serem redistribuídos aos consumidores, outras propostas do GT são; a restauração e ampliação do Aeroporto João Durval, a continuação das obras do Centro de Convenções e a extensão da malha ferroviária para Feira de Santana.

Para Zé Neto, o Polo de Logística é, sem dúvida, um dos maiores empreendimentos do Governo Wagner para Feira de Santana. “Vamos retomar a rede ferroviária, desapropriar 123 hectares entre a BR 324 e a BR 101, na Fazenda São Gonçalo, área onde se localizará o Polo. Com a execução desse empreendimento podemos oferecer tecnologia, localização, incentivos fiscais, fluxo rodoviário; tudo isso em sintonia com os setores empresariais da cidade, que estiveram junto comigo e com o governador Jaques Wagner discutindo a construção desse Polo, que agora, entra em fase decisiva de execução como prioridade. Ainda bem que podemos contar com o apoio do governo municipal. Vale lembrar que a hora de fazer política é no ano que vem e, o meu objetivo agora é trabalhar no progresso dessa cidade que tanto amo”, encerrou o deputado.

O evento contou ainda com a presença do prefeito de Conceição de Feira Val de Maninho; deputada estadual Eliana Boaventura; deputados federais Colbert Mattins Filho e Jairo Carneiro, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Alfredo Falcão; chefe de gabinete da secretaria da Infraestrutura, Valter Soares; chefe de gabinete da secretaria de Indústria Comércio e Mineração do Estado André Jozeiro; superintendente de transporte Neville Barbosa; vice-presidente da Associação Comercial Marcelo Souza; coordenador de modernização da Secretaria da Infraestrutura, Acioly Araújo; superintendente de Estudos Sociais e Econômicos da Bahia (SEI), Edgar Porto; diretor de Planejamento Territorial, Benito Juncal; alunos da escola técnica CETEB, empresários de Feira e região, imprensa local e técnicos de órgãos estaduais e municipais.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116767 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.