ASCOOB completa 10 anos e reafirma compromisso com o cooperativismo, o caminho sustentável: trajetória de ousadia e inclusão social

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

No dia 20 de Novembro de 2009, a Associação das Cooperativas de Apoio à Economia Familiar (ASCOOB) comemora 10 anos de existência. Durante todo o dia as pessoas que constituem o público prioritário da entidade, parceiros, autoridades e funcionários, estarão reunidos na Estação da Música, em Feira de Santana/BA, para relembrar os momentos que marcaram a história da Associação. As comemorações serão iniciadas às 09 horas da manhã.

A ASCOOB foi criada oficialmente em setembro de 1999 por cinco Cooperativas de Crédito Rural (Valente, Araci, Pintadas, Inhambupe e Feira de Santana), com o objetivo de aglutinar forças para o cumprimento dos princípios do cooperativismo de crédito, tendo por base o fortalecimento da agricultura familiar rural e a economia solidária. No ano de 2000, juntaram-se ao grupo as Cooperativas de Crédito Rural de Serrinha e do Vale do Itapicuru (Santa Luz); em 2001, as Cooperativas do Vale do Paraguassu (Itatim), Recôncavo Sul (Nazaré) e Baixa Grande, e em 2002 da Cooperativa de Crédito Rural do Piemonte (Jacobina).

Atualmente, conta com 11 cooperativas filiadas, com pontos de atendimento em 38 municípios do estado, abrangendo oito territórios e uma base de mais de 45 mil cooperados. Atua em três áreas estratégicas: Formação, Assistência Técnica Rural e Microfinanças.

“Estamos assistindo, de maneira crescente, à conscientização da sociedade de que o cooperativismo de crédito é a grande alavanca para resolver os problemas sociais das comunidades pela via econômica”. A afirmação é do presidente da ASCOOB, José Paulo Crisóstomo, ao avaliar as perspectivas para o cooperativismo de crédito no Brasil, em especial, no estado da Bahia.

Nestes dez anos foram realizadas várias atividades nas cooperativas filiadas à ASCOOB, destacando as oficinas e cursos com representantes de entidades dos municípios, diretores, associados e funcionários, discutindo a importância da participação, educação e cooperação para o processo de crescimento e comprometimento dos parceiros, com o desenvolvimento local sustentável.

A ASCOOB está integrada em espaços político-organizativos compostos por dezenas de organizações de base, como: sindicatos, associações, cooperativas, grupos informais, entre outros, que por sua vez articulam centenas de famílias agricultoras. As assessorias a estas redes sociais e aos agricultores familiares vêm cumprindo papel crescente na promoção do desenvolvimento da agricultura familiar nos diversos territórios em que atuam, com o forte compromisso de que a agricultura familiar é unificador das ações das cooperativas de crédito.

O evento conta com a presença do presidente da ASCOOB, José Paulo Crisóstomo, o presidente da Cresol, Vanderley Ziger, representantes da Associação Nacional do Cooperativismo de Crédito da Economia Familiar e Solidária (Anconsol), da União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e de Economia Solidária (Unicafes) e da Secretaria do Desenvolvimento Territorial, bem como cooperados, representantes da sociedade civil e poder público.

Programação

10h – Apresentação do Grupo de Samba Popular – “Nossa Raízes” (grande roda);

10h30 – Composição da Mesa Político-Institucional (Representação);

11h – Testemunhos Vivos

Áreas de Atuação da ASCOOB: EDUCOOP, PPT, Microfinanças e Parceiros;

11h30 – Apresentação do Documentário;

12h – Falas Institucionais;

13h – Encerramento com Grupo Musical e almoço.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111075 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]