Angola estreita relação comercial com a Bahia

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O Centro de Negócios Brasil-Angola (CNBA), com apoio do PromoBahia-Centro Internacional de Negócios, vinculado à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado (Sicm), e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), promove, na segunda-feira (30/11/2009), o Fórum “Construindo um País – Uma nova visão para investir em Angola”.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones (71) 2101-9426 e 3797-0771. O evento será realizado no prédio da Fieb, das 8h30 às 12h30 e das 14 às 18h e contará com a participação de representantes dos ministérios das Finanças, da Indústria e da Agricultura de Angola e do Banco de Desenvolvimento angolano.

O crescimento médio do comércio bilateral Bahia x Angola, nos últimos cinco anos, foi de 97,8%, com as exportações baianas saindo de US$ 455 mil, em 2003, para US$ 13,8 milhões, em 2008 – crescimento em um ritmo médio mais de quatro vezes superior ao verificado nas exportações totais do estado.

Isto se deu em um momento em que a Bahia passou a recuperar seu market share nas exportações nacionais. A gama de produtos exportados pela Bahia para Angola é de extrema variedade se destacando máquinas, aparelhos e materiais elétricos e mecânicos e suas partes, plásticos como polietileno, polipropileno e tubos rígidos, produtos metalúrgicos, aparelhos de iluminação, peixes (tilápias), obras de madeira, entre outros.

Esse perfil das exportações baianas para Angola tem a ver diretamente com obras tocadas pela empresa Odebrecht no país como empreendimentos imobiliários, autoestradas, sistemas de abastecimento de água, barragens hidroelétricas e obras de qualificação urbana.

A empresa de construção civil baiana exporta a partir da Bahia e de outras localidades, uma série de produtos destinados a essas obras executadas no país africano, o que diversifica e sofistica a pauta baiana para Angola.

A pauta baiana não é composta somente por produtos enviados para as obras da Odebrecht no país. Iniciativas coordenadas pelo PromoBahia – Centro Internacional de Negócios ao longo dos últimos anos como organização de Missão Empresarial à Angola (2003), participação na Feira Internacional de Luanda (Filda) e da organização do Projeto Vendedor de Artefatos de Couro, ambos em 2005, também em Luanda, conseguiram aumentar a participação da Bahia no mercado angolano.

“Por meio dessas ações, produtos como confecções, tapetes, pedras ornamentais, bolsas, cosméticos, cachaça, dentre outros, passaram a integrar a pauta de exportações baianas para Angola, ampliando a base exportadora, e inserindo novos produtos e empresas, sobretudo PMEs nesse mercado”, ressalta o gerente de Inteligência Comercial, Arthur Souza Cruz.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108947 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]