Alunos da UEFS orientam comunidade sobre planejamento familiar

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Estudantes do 4º semestre do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) promoveram, na manhã de quarta-feira (18/11/2009), uma série de atividades sobre o tema Planejamento Familiar para Mulheres, no Centro Social Urbano (CSU), bairro Cidade Nova. As atividades fazem parte da disciplina Enfermagem na Saúde da Mulher, Criança e Adolescente I, ministrada pela professora Maria das Graças Mascarenhas Fonseca.

Mulheres que já tiveram filhos, mães com bebês de colo, mulheres com vida sexual ativa, mas ainda solteiras, foram o público escolhido pelo grupo para desenvolver palestras, momentos de socialização e descontração, música e atendimentos individuais para orientação sexual.

Segundo a professora mestre Maria das Graças Mascarenhas Fonseca, em todo andamento da disciplina são desenvolvidos trabalhos semelhantes, cada dia com a apresentação de três estudantes. “O objetivo é avaliar o desempenho do estudante e prepará-lo para a vida profissional, além de garantir qualidade da orientação que é passada para a mulher”, frisou.

 Assuntos como definição e importância do planejamento familiar, comportamento do corpo da mulher, ovulação, gravidez, tabela, amamentação, pílula, injetáveis, DIU, ligadura de trompas, espermaticidas, diafragma, camisinha feminina, corpo do homem, camisinha masculina e vasectomia foram abordados e discutidos entre as mulheres.

Qualidade de vida

 Mariana da Silva Rocha possui 19 anos e está com a primeira filha, Ana Cláudia Rocha Oliveira, que ainda não completou um mês de nascimento. Para ela foi muito positivo a participação nessa atividade. “Muita coisa que me foi explicado hoje eu nem sabia”, disse.

Os estudantes que desenvolveram o projeto de divulgação sobre Planejamento Familiar são Anara da Luz Oliveira, Bianca Oliveira Araújo e Édson José da Silva Júnior. Conforme informou o estudante Édson, “planejamento familiar não é somente evitar ter filhos, mas implantar uma organização sobre a relação sexual, sobre a saúde da mulher e a qualidade de vida da família”, informou.

A Unidade Básica de Saúde do CSU, coordenada pela enfermeira Alda Cerqueira Mascarenhas, conta com a atuação de 18 agentes de saúde e possui aproximadamente 3 mil famílias cadastradas para as diversas ações de promoção à saúde.

*Com informações da ASCOM/UEFS

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113809 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]