
Estudantes do 4º semestre do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) promoveram, na manhã de quarta-feira (18/11/2009), uma série de atividades sobre o tema Planejamento Familiar para Mulheres, no Centro Social Urbano (CSU), bairro Cidade Nova. As atividades fazem parte da disciplina Enfermagem na Saúde da Mulher, Criança e Adolescente I, ministrada pela professora Maria das Graças Mascarenhas Fonseca.
Mulheres que já tiveram filhos, mães com bebês de colo, mulheres com vida sexual ativa, mas ainda solteiras, foram o público escolhido pelo grupo para desenvolver palestras, momentos de socialização e descontração, música e atendimentos individuais para orientação sexual.
Segundo a professora mestre Maria das Graças Mascarenhas Fonseca, em todo andamento da disciplina são desenvolvidos trabalhos semelhantes, cada dia com a apresentação de três estudantes. “O objetivo é avaliar o desempenho do estudante e prepará-lo para a vida profissional, além de garantir qualidade da orientação que é passada para a mulher”, frisou.
Assuntos como definição e importância do planejamento familiar, comportamento do corpo da mulher, ovulação, gravidez, tabela, amamentação, pílula, injetáveis, DIU, ligadura de trompas, espermaticidas, diafragma, camisinha feminina, corpo do homem, camisinha masculina e vasectomia foram abordados e discutidos entre as mulheres.
Qualidade de vida
Mariana da Silva Rocha possui 19 anos e está com a primeira filha, Ana Cláudia Rocha Oliveira, que ainda não completou um mês de nascimento. Para ela foi muito positivo a participação nessa atividade. “Muita coisa que me foi explicado hoje eu nem sabia”, disse.
Os estudantes que desenvolveram o projeto de divulgação sobre Planejamento Familiar são Anara da Luz Oliveira, Bianca Oliveira Araújo e Édson José da Silva Júnior. Conforme informou o estudante Édson, “planejamento familiar não é somente evitar ter filhos, mas implantar uma organização sobre a relação sexual, sobre a saúde da mulher e a qualidade de vida da família”, informou.
A Unidade Básica de Saúde do CSU, coordenada pela enfermeira Alda Cerqueira Mascarenhas, conta com a atuação de 18 agentes de saúde e possui aproximadamente 3 mil famílias cadastradas para as diversas ações de promoção à saúde.
*Com informações da ASCOM/UEFS