Ahmadinejad diz que Irã e Brasil têm papéis importantes no mundo e cobra maior cooperação

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A poucos dias de sua visita ao Brasil, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou hoje (20/11/2009) que ambos os países desempenham papeis “importantes e merecidos” na governança mundial e cobrou maior cooperação entre os governos.

Em artigo, Ahmadinejad classificou de “injusta” a polêmica em torno do programa nuclear iraniano e reafirmou que a iniciativa tem fins pacíficos “Alguns poucos poderes arrogantes” tentam impedir que outras nações tenham acesso a ciências avançadas, disse ele.

“O alastramento da pobreza no mundo por motivo de políticas econômicas baseadas no pensamento capitalista de acumulação de armamentos de destruição em massa e no armazenamento de armamentos atômicos em países defensores dos direitos humanos gera o crime e a violência.”

O presidente iraniano comentou também os conflitos na Faixa de Gaza (território situado no Oriente Médio, limitado ao norte e ao leste por Israel e ao sul pelo Egito) e disse que, caso o governo brasileiro condene os ataques, a medida representaria “um desejo mútuo” dos dois países pela luta contra a opressão e a injustiça e a favor da paz.

Sobre as relações comerciais entre o Brasil e o Irã, Ahmadinejad ressaltou que ambas as nações têm grande capacidade em áreas como a agricultura, a pecuária, a indústria e o turismo. Ele afirmou que empresários brasileiros e iranianos buscam parcerias “seguras e confiáveis” beneficiadas por uma relação econômica equilibrada.

“Todas essas semelhanças têm raízes em um espírito terno e em uma cultura muito próxima entre os dois povos. Esse interesse mútuo vence a distância geográfica”, disse.

Ahmadinejad elogiou setores como o cinema e a literatura no Irã e no Brasil, mas criticou a atuação da imprensa, sobretudo a norte-americana. Ele citou uma espécie de “monopólio da mídia” atuando nos Estados Unidos e disse que isso estaria dificultando o conhecimento da realidade e das potencialidade iranianas.

“O Irã é um território no qual convivem pacífica e cordialmente, há milhares de anos, várias raças, grandes religiões e idiomas diversos”, afirmou.

Mahmoud Ahmadinejad, chega ao Brasil na próxima segunda-feira (23) para uma visita que deve durar apenas um dia. Em entrevista à Agência Brasil, o embaixador iraniano, Mohsen Shaterzadeh, disse ontem (19) que em seu país predominam a democracia e o respeito aos direitos humanos e políticos e desprezou eventuais pressões internacionais que inibam parcerias entre o Brasil e o Irã.

*Com informações da Agência Brasil

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110945 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]