Abertas as inscrições para a 2ª Feira de Estágio na UEFS

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Nos dias 24 e 25 de novembro de 2009 será realizada na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) a 2ª Feira de Estágio com o tema Estágio em Foco: Perspectivas e Desafios no Mundo do Trabalho. O evento contará com a participação de agentes de integração que trabalham exclusivamente com estágios e com empresas de Feira de Santana e região.

 As inscrições estão abertas e os interessados devem se dirigir à Unidade de Organização e Desenvolvimento Comunitário (Undec), localizada no CAU 3, campus universitário. Contato pode ser mantido através do telefone (75) 3224-8070.

 A abertura do evento será no dia 24 de novembro, a partir das 18h no anfiteatro da UEFS, módulo 2. No dia 25, a Feira será realizada durante todo o dia, no Canteiro Central da UEFS, onde serão desenvolvidas palestras, apresentações de trabalhos, mini-cursos, troca de experiências e mostra de vídeos e filmes.

A Feira tem como objetivo ampliar a oferta de estágios aos estudantes de nível superior de Feira de Santana, além de proporcionar o contato entre estudantes e empresas, discutir perspectivas e desafios no mercado de trabalho; avaliar um ano da lei de estágio; discutir a importância do estágio para a formação do estudante; e divulgar e disponibilizar os serviços da Coordenação de Assuntos Estudantis (CODAE), dos Agentes de Integração e das Empresas durante a Feira.

 Podem participar estudantes de nível Superior de Feira de Santana e regiões circunvizinhas, empresas de Feira de Santana, e professores e profissionais interessados.

O evento é organizado pela Coordenação de Assuntos Estudantis (CODAE), ligada à UNDEC. Segundo o coordenador de assuntos estudantis, Vandson de Oliveira Nascimento, “a CODAE presta assistência estudantil, oferecendo apoio logístico, orientação e igualdade de oportunidades baseada em uma política democrática”.

Esta Unidade tem como meta, entre outras, a captação de oportunidades de vagas de estágio como forma de sedimentar na prática os conhecimentos adquiridos na teoria, tendo como marco norteador a nova Lei de Estágio (11.788/08).

 A nova lei dispõe o estágio como parte do processo ensino-aprendizagem, sendo ato educativo escolar supervisionado desenvolvido no ambiente de trabalho para estudantes que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, profissional, de ensino médio, da educação especial e na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Portanto, contesta-se a exploração de mão de obra barata ou precarização das relações de trabalho.

 A CODAE faz cadastramentos de estudantes, através de um banco de dados, encaminhando os estudantes para possíveis vagas de estágios, além de manter parcerias com agentes de integração e empresas conveniadas à UEFS e prestar orientações quanto à legislação e os procedimentos administrativos de estágios. Somente na UEFS, são aproximadamente 8 mil estudantes de graduação.

*Com informações da ASCOM/UEFS

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108239 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]