Turismo mundial começa a reagir, diz ONU

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

Números recentes da OMT mostram recuperação do setor depois de período negativo devido à crise financeira e ao surto de gripe A (H1N1).

O mercado de turismo mundial começa a dar sinais de recuperação para 2010. Com base em dados de viagens e outros indicadores, a Organização Mundial do Turismo, OMT, aposta na retomada da confiança no setor.

A previsão otimista da organização chega, principalmente, depois de análise dos números preliminares do turismo internacional dos meses de julho e agosto deste ano.

Recuperação 

A perspectiva de recuperação surge após o desempenho negativo registrado a partir do segundo semestre de 2008, com a crise financeira mundial e o temor de propagação da gripe A (H1N1).

De acordo com a OMT, as chegadas de turistas internacionais no mundo caíram 7% no período entre janeiro e julho de 2009, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Mas, os números apresentaram melhora, nos meses de julho e agosto deste ano, apontando para uma recuperação mais significativa em 2010.

Para o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, Taleb Rifai, há sinais claros de retomada da confiança no mercado e de crescimento das viagens de negócios e de lazer.

Cautela

Outros indicadores da indústria de transporte aéreo e de hospedagem confirmam a tendência positiva de virada do turismo no mundo.

Mas, apesar dos dados animadores, o clima ainda deve ser de cautela.

A Organização Mundial do Turismo adverte que as condições econômicas e as incertezas trazidas pela gripe A (H1N1) ainda devem afetar negativamente o turismo, pelo menos, a curto prazo.

*Com informações da Rádio ONU em Nova York.*

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121667 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.