TSE lança novo Canal de Vídeo da Justiça Eleitoral

Já está no ar desde a manhã desta segunda-feira (05/10/2009) no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet o novo Canal de Vídeo da Justiça Eleitoral. Remodelado e atualizado, o novo Canal coloca à disposição de estudiosos, eleitores, empresas de comunicação e sociedade diversos vídeos para download, distribuídos em seis seções (Reportagens, Serviços ao Eleitor, Entenda a Justiça Eleitoral, Brasil Eleitor, Documentários e Séries e Campanhas). Todas as seções contam com um acervo variado de assuntos ligados a temas da Justiça Eleitoral e à evolução do voto no Brasil.

O Canal de Vídeo da Justiça Eleitoral pode ser acessado por meio do “banner” do Centro de Divulgação da Justiça Eleitoral no site do TSE. Em seguida, o interessado deve clicar a área “TV” na barra superior do Centro de Divulgação para, então, abrir a página do Canal de Vídeo.

Destaque e Reportagens   

O destaque atual no Canal de Vídeo é a reportagem “Conheça as vantagens do novo serviço on-line da Justiça Eleitoral: o Título Net”. Por sua vez, na seção Reportagens, oito vídeos estão disponíveis para download, entre os quais “TSE aprova calendário eleitoral para 2010” e “TSE faz audiência pública para divulgar testes na urna eletrônica”.

Serviços ao Eleitor e Entenda a Justiça Eleitoral

Na seção Serviços ao Eleitor, o cidadão encontra atualmente sete vídeos com diversas informações sobre obtenção, consulta e regularização do Título de Eleitor e sobre prazo para apresentação de justificativa à Justiça Eleitoral no caso de não comparecimento às urnas, entre outros assuntos vinculados ao tema.

Já a seção Entenda a Justiça Eleitoral traz 11 vídeos com reportagens que despertam a curiosidade dos eleitores e de pesquisadores da área, tais como a “Função do Senador”, “Funções do Prefeito”,  “Petição Eletrônica”, “Diferenças entre as propagandas eleitorais” e “Crime Eleitoral”.

Brasil Eleitor e Documentários e Séries

Dois dos vídeos mais recentes do programa Brasil Eleitor, transmitidos pela TV Justiça, podem ser acessados em sua seção específica no Canal de Vídeo da Justiça Eleitoral.  São eles: o programa que mostra o encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), realizado no Rio de Janeiro (RJ), e o que trata do desafio feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a cidadãos e estudiosos, com a proposta de colher sugestões para aperfeiçoar, cada vez mais, o sistema eleitoral brasileiro.

Atualmente dezoito vídeos podem ser baixados pelo público na seção Documentários e Séries do Canal. São vídeos que tratam, por exemplo, da “Urna Biométrica”, última inovação da Justiça Eleitoral que começou a ser gradualmente implantada a partir das eleições municipais de 2008, e de temas ligados à ética eleitoral, como o documentário “TSE comemora dez anos da Lei Contra Compra de Votos”.

O cidadão dispõe ainda nesta seção de duas séries de reportagem: “Diretas Já” (cinco vídeos), que conta a história do movimento popular iniciado em 1984 em favor do retorno da plena democracia ao País, e a série “4 anos” (cinco vídeos), que utilizou o slogan da campanha de Esclarecimento ao Eleitor 2008, feita pela Justiça Eleitoral, para destacar a importância do voto consciente nas eleições municipais.

Campanhas

Finalmente, na seção Campanhas as empresas de comunicação social, de propaganda e marketing, eleitores e público em geral têm acesso aos 17 vídeos que integraram a campanha de Esclarecimento ao Eleitor 2008, feita pela Justiça Eleitoral, como os que ressaltaram a importância do voto consciente, a proibição da boca de urna e a necessidade da justificativa eleitoral no caso da ausência do voto.

Na seção, os usuários encontram também o vídeo sobre o “Título Net”, serviço on-line lançado este ano em que o eleitor pode requerer por meio do site do TSE o Título de Eleitor, a transferência de domicílio de eleitoral ou a revisão de seus dados cadastrais. Todos esses procedimentos, no entanto, devem ser finalizados na unidade da Justiça Eleitoral específica, em até cinco dias corridos, onde o eleitor receberá o título.

A campanha de Esclarecimento ao Eleitor 2008, da Justiça Eleitoral, venceu três importantes prêmios de publicidade São eles: o Galo de Ouro, do Festival Mundial de Publicidade de Gramado, o Lâmpada de Ouro, do Festival da Associação Brasileira de Propaganda, e o Grand Prix do Voto Popular de Publicidade do Rio de Janeiro.

Acesse aqui o Canal de Vídeo da Justiça Eleitoral

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141304 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário