Temer diz que é preciso ouvir estados para buscar consenso sobre chapa com PT e Aécio diz que acordo do PT com PMDB não acelera escolha

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Temer diz que é preciso ouvir estados para buscar consenso sobre chapa com PT  

Cotado como o nome do PMDB para concorrer à vice-presidência na chapa do PT com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), evitou falar durante a manhã sobre o assunto. Disse que, primeiro, é preciso ouvir as reivindicações dos estados.

“Hoje ainda é o primeiro dia [da aliança PT-PMDB]. Estamos no começo do curso. Temos de resolver as questões estaduais, buscar um consenso. A vice será do PMDB, mas o nome se define no momento em que se define a chapa”, afirmou.

Temer disse que uma comissão será criada com a participação do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), e a presidente em exercício do partido, a deputada Íris de Araújo (GO), para tratar do assunto. A aliança foi firmada com o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em jantar ontem (20) no Palácio da Alvorada.

Apesar de não falar em nomes, Temer disse ter certeza de uma coisa: quer que o partido participe ativamente da campanha e do programa de governo. “O PMDB é um partido forte e significativo que quer participar do programa do governo, participar da formulação programática e da campanha. Ter uma posição ativa, não ser um mero figurante”, disse.

Companheiro de partido, o presidente do Senado, José Sarney (AP), disse que Temer tem qualidades para ser um bom candidato, mas que ainda é cedo para se falar em nomes. “Esse é um assunto a ser discutido depois. Não podemos nos precipitar antes de ouvir as bases”, comentou.

Aécio Neves diz que acordo do PT com PMDB não acelera escolha da oposição

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), disse hoje (21) que a aliança do PT com PMDB para as eleições presidenciais de 2010 não acelera a escolha do candidato da oposição.

“Acho que até janeiro é um bom momento para o PSDB ter sua definição. Acho que o governo está montando sua estratégia. Vamos montar as nossas. Estamos confiantes em nossas chances.” afirmou durante o Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, no Rio.

Sobre essa aliança acertada durante jantar na noite de ontem (20), Aécio ressaltou que o PMDB “tem valorizado alianças regionais, que devem acabar prevalecendo”. “Essas alianças vão ocorrer em função das perspectivas regionais que o partido tem. Em muitos estados, a aproximação do PMDB é maior conosco do que com o PT.”

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108692 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]