Rede de Coalizão Sul da Bahia Justo e Sustentável discute desenvolvimento baiano

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Nessa nova era do desenvolvimento global, as relações humanas também se renovam. Um exemplo vem do Sul da Bahia, onde instituições se uniram para transformar a região  num modelo de desenvolvimento baseado na troca de experiências e em investimentos em projetos sociais voltados para a evolução das comunidades, e que tenham força sobre as políticas públicas.

A Rede de Coalizão do Sul da Bahia justo e sustentável, fruto da mobilização da sociedade civil regional e nacional, nasceu com a proposta de democratizar a informação de qualidade visando a sutentabilidade de 26 municípios baianos.

“A Rede é um espaço para que Instituições e pessoas possam, além de divulgar suas ações e agendas positivas, contribuir para a formulação de políticas públicas que atendam às reais necessidades do nosso território e verdadeiramente estejam voltadas para a sustentabilidade, que é ter um modelo de desenvolvimento  economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justo”, afirma a Presidente da Associação Ação Ilhéus, Socorro Mendonça.

A Rede de Coalizão foi criada para estimular a reflexão de que é preciso repensar o modelo de desenvolvimento atual, visando um futuro com mais qualidade de vida e desenvolvimento da sociedade como um todo.

 “A constituição da Rede vai transformar o Sul da Bahia para melhor – com a visão de que a sociedade, através das pessoas e organizações, pode construir um outro futuro para esta que é uma das regiões mais importantes para o planeta. O cacau, o chocolate, suas árvores e fauna, rios, montanhas, a sua história e cultura, o litoral extraordinário, os pescadores e agricultores – um lugar que merece um desenvolvimento sustentável de verdade”. Disse o diretor do Floresta Viva, Rui Rocha.

A Rede tem o papel de formar uma base de dados online, com informações diversas e variadas de iniciativas de desenvolvimento social. “A criação desta Rede demonstrou maturidade cívica e compromisso com a união e a democratização das informações socioambientais, um passo importante rumo a uma Ilhéus melhor”, afirmou o jornalista e escritor, Vilmar Berna.

A Rede de Coalizão do Sul da Bahia  já nasceu forte com a participação de mais de 60 membros, incluindo vários setores da sociedade civil que tem como objetivo o comprometimento com a disseminação da cultura voltada para o investimento social, económico, político e educacional.

“Para nós que lidamos diariamente com o cooperativismo e sabemos profundamente a importância da conjugação de forças para facilitação de objetivos comuns, enxergamos a cooperação entre pessoas e instituições como fundamental para a melhoria do mundo e das pessoas em particular”, disse o Diretor Presidente da Cooperbom Turismo, Cel. Winston Meireles.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109881 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]