Projeto vai capacitar jovens de comunidades populares em Arte e Tecnologia

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O Centro Histórico de Salvador recebe no próximo dia 7 a nova sede da Oi Kabum! – Escola de Arte e Tecnologia do Oi Futuro. Na inauguração, que acontece no sobrado de número 17, no Terreiro de Jesus, estarão presentes o governador Jaques Wagner, o secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles, a diretora cultural do Oi Futuro, Maria Arlete Gonçalves, e a coordenadora da Oi Kabum! Salvador, Isabel Gouvêa, além de representantes dos diversos parceiros do projeto.

O jornalista e apresentador Marcelo Tas será o mestre-de-cerimônias, em uma linguagem afinada com o perfil e a proposta da Oi Kabum!: de estimular as novas gerações a explorarem o potencial das mídias digitais.

As escolas Oi Kabum!, com unidades em Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA), promovem a formação de jovens de comunidades populares nas áreas de computação gráfica, design, vídeo e fotografia.

Para participar do primeiro ciclo de formação, com duração de um ano e meio, os adolescentes, com idades entre 16 e 19 anos, devem frequentar escolas públicas regulares do ensino médio. Após a etapa inicial, eles podem integrar também o núcleo Kabum! Novos Produtores, que busca captar oportunidades no mundo do trabalho de desenvolvimento e aperfeiçoamento para esses jovens profissionais.

Em Salvador, a Oi Kabum! é desenvolvida em parceria com a ONG Cipó Comunicação Interativa e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, com o Pelourinho Cultural (Ipac).

O projeto completa cinco anos neste mês de outubro e parte agora para um formato mais arrojado, tanto na concepção do espaço físico, quanto na proposta de ampliação do aprendizado.

A nova sede – de propriedade da Academia Baiana de Letras e onde funcionou por 15 anos o Centro de Estudos Afro-orientais da Ufba (CEAO) – passa a acolher as etapas de formação, o núcleo de produção e o projeto Pelourinho Digital (uma extensão da Oi Kabum! que estimula o aprendizado com foco para jovens moradores do Centro Histórico e bairros próximos).

*Com informações da AGECOM/BAHIA

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]