Feira de Santana gerou 1.362 novos empregos no mês de setembro | Por Roberto Lima

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.
Feira de Santana gerou 1.362 novos empregos no mês de setembro.
Feira de Santana gerou 1.362 novos empregos no mês de setembro.

Feira de Santana gerou 1.362 novos empregos no mercado formal (trabalhadores com carteira assinada), em setembro de 2009. Um saldo recorde para o mês, sendo substancialmente superior a todos os registrados nos meses de setembro desde a criação da pesquisa. Este saldo é o resultado obtido pela diferença entre a movimentação mensal de 3.668 trabalhadores admitidos e 2.306 desligados. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho, analisados pelo setor de estatística da CDL de Feira de Santana.

O saldo anual (3.593) garante a trajetória positiva do mercado de trabalho formal na cidade. Com este resultado, o mercado de empregos em Feira de Santana consolida uma geração de empregos que vai superar o ano de 2008, considerando as contratações de mão de obra no terceiro trimestre em função das festas natalinas, o que é um excelente resultado para um ano de crise.

SETORES DE ATIVIDADES ECONÔMICAS 

O desempenho expressivo do emprego em setembro, derivou da elevação de todos os setores de atividade econômica. Em números absolutos, os que mais colaboraram no resultado atingido foram: Construção Civil, com um saldo de 733 empregos, influenciado pelo programa minha casa minha vida do governo federal, em parceria com a prefeitura municipal. Seguido pelo Comércio, com um saldo de 225 vagas, Serviços 195 e Indústria de Transformação com 180 vagas formais de trabalho, conforme tabela 1.

No conjunto do Estado da Bahia, os municípios da região metropolitana de Salvador que mais criaram novas vagas com carteira assinada no mês de setembro foram: Salvador (5.244), Lauro de Freitas (709) e Simões Filho (328). Com relação aos municípios do interior, os que mais se destacaram foram: Juazeiro (500), Jequié (296), Teixeira de Freitas (242) e Ilhéus (212).

*Com informações de Roberto Lima

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120760 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.