Países propõem português como língua de trabalho (Português Brasil)

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Sete países de língua portuguesa apresentaram nesta sexta-feira, em Paris, uma proposta para que o idioma seja língua de trabalho da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco.

O projeto foi apresentado durante a Conferência Geral do órgão pelas delegações do Brasil, Portugal e cinco países africanos lusófonos.

Contexto

O documento ressalta que o português é falado por mais de 250 milhões de pessoas é já é língua de trabalho na União Europeia, na União Africana e nas cúpulas Ibero-Americanas.

O embaixador de Cabo Verde junto à Unesco, José Duarte, disse à Rádio ONU, de Paris, que a proposta reflete o grande peso que o idioma tem no mundo, particularmente nas organizações internacionais.

“É da maior importância porque se trata de um objetivo que vinha sendo seguido há já algum tempo. Esta iniciativa junto à Unesco dá continuidade a outras iniciativas, no contexto da União Africana e da União Europeia e vem trazer um reforço do português enquanto língua de trabalho numa organização internacional como a Unesco”, disse.

Apelo

A proposta conjunta dos sete países faz também um apelo à nova diretora-geral da Unesco, a diplomata búlgura Irina Bokova.

Segundo agências de notícias, o custo da adoção do português como língua de trabalho na Unesco está calculado em US$ 5 milhões.

*Com informações da Rádio ONU, em Nova York*.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]