ONU pede planejamento no Dia Mundial da Habitação

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Data é comemorada em todo o globo com eventos; três projetos brasileiros recebem prêmios do UN-Habitat.

Em mensagem sobre o Dia Mundial da Habitação, comemorado nesta segunda-feira, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que evidências mostram que os governos não estão dando resposta ao desafio da moradia para todos.

Ban lembrou que centenas de milhares de moradores das cidades, no mundo inteiro, estão vulneráveis às elevações do nível do mar e do clima, além de outros perigos relacionados à habitação.

Preocupante

O Secretário-Geral das Nações Unidas destacou, ainda, que nos países em desenvolvimento e nos desenvolvidos o aumento das favelas tem surgido como uma tendência preocupante.

Ban enfatizou que um planejamento urbano mais justo é essencial.

Em celebração ao dia, a relatora do Conselho de Direitos Humanos da ONU para Moradia Adequada, Raquel Rolnik, reiterou que o planejamento urbano é a chave para proteger moradores das cidades das mudanças climáticas.

Segundo ela, os desastres causados pelas alterações do clima não são simplesmente resultado de eventos naturais, mas refletem também a falha na capacidade de planejar as cidades.

Premiação Brasileira

Em comemoração à data, três projetos do Brasil voltados para a juventude recebem um prêmio do Fundo de Oportunidades para Jovens Lideranças Urbanas, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, UN-Habitat.

Ao todo, 67 projetos de diferentes países serão contemplados com prêmios em dinheiro que vão de U$ 5 mil a U$ 25 mil, com o objetivo de impulsionar o trabalho das instituições em suas comunidades.

*Com informações da Rádio ONU em Nova York.*

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]