Feira de Santana: nesta manhã de domingo, foi enterrado o mestre, artista e decorador Marcus Moraes

Feira de Santana perde uma das suas mais brilhantes mentes. A morte do artista e educador Marcus Moraes é uma lacuna que jamais será preenchida. 
FFeira de Santana perde uma das suas mais brilhantes mentes. A morte do artista e educador Marcus Moraes é uma lacuna que jamais será preenchida. 
Feira de Santana perde uma das suas mais brilhantes mentes. A morte do artista e educador Marcus Moraes é uma lacuna que jamais será preenchida. Foto: Carlos Augusto | Guto Jads
Feira de Santana perde uma das suas mais brilhantes mentes. A morte do artista e educador Marcus Moraes é uma lacuna que jamais será preenchida. 

O corpo de Marcus Moraes foi liberado pelo DPT (Departamento de Polícia Técnica) de Feira de Santana, no final da tarde de sábado. Ele foi velado na capela do Hospital Dom Pedro de Alcântara, onde, diversas pessoas, de diferentes matizes e círculos sociais foram dar o último adeus ao amigo.

A urna funerária estava fechada, como se até nisto, Marcus desejasse que as pessoas guardassem dele uma lembrança viva, de alegria e simplicidade. Mas, às 9 horas da manhã de domingo (18/10/2009) o seu corpo faria a última jornada em direção ao cemitério Piedade. Quando o seu esquife desceu à sepultura, os poucos que contiveram as lágrimas se deparam com a dura realidade, de não poder conversa, aprender, sorrir, apreciar a beleza da vida ao lado do grande mestre Moraes.

Uma mesma pergunta perpassava pela cabeça de todos: Como alguém dotado de tamanha beleza interior e exterior foi tão brutalmente assassinado? A verdade é que dentre as espécie do reino animal, só nós, homens, é que agimos desprovidos de qualquer instinto natural. Deixamos que a bestafera que existe em nós tome conta. Levando-nos a brutalizarmos o nosso semelhante.

+ Sobre o latrocínio 

Conforme relatos, marcas de mãos em diversas partes da sala, davam conta da tentativa desesperada, por parte da vítima, Marcus Moraes, de encontrar ajuda. Mas, o seu agressor, depois de desferir golpes na cabeça e no pescoço, retirou-lhe o telefone celular, puxou o fio do telefone fixo. Antes de sair, deixou o arcondicionado ligado e trancou por fora, com a chave da própria vítima, o apartamento.

Suspeita-se que o latrocída teria tomado banho após o homicídio. Talvez com o intuito de livra-se de possíveis marcas de sangue, que teria jorrado da vítima em sua direção. O apartamento encontra-se lacrado e equipe de investigadores de Salvador foram destacados para fazer uma detalhada perícia no local do crime. É imprescindível que esta bestafera assassina sai do convívio da nossa sociedade e seja enjaulado definitivamente.

O educador e artista plástico, Marcus Moraes, foi vítima de latrocínio

Informações preliminares dão conta de que Marcus Moraes foi vítima de homicídio, seguido por roubo. Conforme relatos, ele teria sido encontrado seminu, com o corpo coberto de hematomas, oriundos de violento espancamento.

O corpo foi enconrtado por sua irmã e estava caído na sala de estar. Marcas de mãos da vítima, nas paredes do apartamento, indicam que o mesmo, não teve uma morte instantânea. Não existiam sinais de arrobamento e o latrocída teria levado o carro marca Ford, modelo Fiesta Sedan de cor prata. O veículo pertencia a vítima e estava estacionado no garagem privativa do edifício.

Acaba de ser encontrado morto em seu apartamento o educador e artista plástico Marcus Moraes

Marcus Antônio de Oliveira Moraes (54 anos) uma das figuras de maior influência artística de Feira de Santana, foi encontrado morto em seu apartamento na Santa Mônica. Ele não dava notícias desde quinta-feira (15/10). Neta manhã (17/10), um familiar foi até o apartamento dele (edifício Jardim Residencial, Rua Miltom Melo, Bairro Santa Mônica em Feira de Santana) e o encontrou morto.

Sobre Marcus Moraes

Foi coordenador pedagógico no CETEB (Centro Tecnológico da Bahia), é irmão do delegado da polícia civil Mauro Moraes. Decorador e artista plástico, Moraes, produziu um dos seus últimos trabalhos com o título ‘A Guia de Todos os Santos’. Não deixou filhos ou sucessores diretos.

Meu encontro com o artista

A última vez que estive com Marcus Moraes, foi durante a apresentação do grupo musical Outros Baianos, que ocorreu no Teatro de Arena do CUCA em 9 de outubro. Conversamos demoradamente sobre arte, música e ele me falou com ar de alegria dos projetos de decoração que estava desenvolvendo.

Foi com certa surpresa e comiseração que recebi a notícia de sua morte. Logo me veio à mente os bons momentos que passamos juntos. Ele foi coordenador do curso de Design Gráfico do CETEB, onde ministrei aulas de fotografia, oportunidade na qual sempre me ajudava no processo de planejamento das aulas. Uma pessoa de fácil trato, sensível e inteligente, que resolvia os conflitos com sorrisos e tranqüilidade no rosto.

Marcus me convidou a executar o trabalho fotográfico para produção do convite e do catálogo de sua última vernissage individual, A Guia de Todos os Santos. As fotos foram realizadas em seu ateliê, que era o próprio apartamento do artista. Lembro-me de entrar em um ambiente de muita luz, onde se respirava arte. Fiquei encantando com os pequenos objetos que ele usava para decorar os ambientes da casa.

Realizei fotos de Marcus em diversas situações, como se quisesse aprisionar a sua alma na fotografia. Queria transmitir a força do talento do artista às pessoas. Também realizei fotos de seus quadros e de objetos que tocavam a minha sensibilidade.

A saudade

Compartilho com vocês a saudade do amigo, cidadão e acima de tudo, do extraordinário Marcus Moraes. Que Deus o receba com o mesmo sorriso com o qual ele tratava a todos. Até breve amigo.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112875 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]