Mídia dominante trabalha contra Lula e o PT | Por Emiliano José

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

“Mídia dominante trabalha contra Lula e o PT”

“O PT, nos seus quase 30 anos de existência, viu, em vida, a sua morte anunciada. A mídia dominante – que sistematicamente trabalha contra o presidente Lula – pretende anunciar o fim do partido”. A afirmação foi feita por Emiliano José (PT-BA) em discurso na Câmara Federal (31/08/2009). O deputado avalia que, mesmo em meio às tormentas, o PT prossegue “sólido, vivo e enraizado na sociedade brasileira”. “Não nos impressionamos com a campanha sistemática contra o partido. Temos consciência que somos uma das organizações partidárias mais bem-sucedidas do mundo, que pensamos a sociedade como um todo e que procuramos sempre tornar o Brasil um país justo”.

Emiliano defende o candomblé na Câmara Federal

Emiliano José (PT-BA) fez discurso em defesa do candomblé na Câmara Federal, dia 1º de setembro. O parlamentar disse que o candomblé é uma religião de muitos preceitos, sendo um deles o profundo respeito e amor pela natureza. Ele destacou também o primeiro Encontro pelas Águas, ocorrido na cidade de Cachoeira (BA), dias 23 e 24 de agosto, evento o qual ele participou junto a autoridades do candomblé, do diretor geral do Ingá, Júlio Rocha, e da secretária de Promoção da Igualdade Racial e de Gênero, Luiza Barrios. O parlamentar lembrou que na constituinte baiana, em 1989, exercendo mandato de deputado estadual, conseguiu aprovar artigo na Constituição que consagra o candomblé como religião.

Pesquisa revela mau desempenho de Paulo Souto

O deputado Emiliano José (PT-BA) repercutiu na Câmara Federal (dia 2/9) uma pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), relativa aos anos de 2005 e 2006, no governo Paulo Souto, a qual aponta que a Bahia caiu do 18º para o 22º lugar no ranking nacional nas áreas de emprego, renda, educação e saúde. De acordo com a pesquisa, no ano de 2006, dos 500 municípios brasileiros com menores percentuais de desenvolvimento, 188 eram baianos. E mais: quando se consideravam os 100 piores municípios em percentuais de desenvolvimento, a Bahia avançava sua participação de 27 para 34. Ou seja, 34% do total. A pesquisa revela ainda que o município com pior índice de desenvolvimento no ano de 2006 foi Santa Luzia, no Sul do Estado.

“Anistia Política: 30 anos em busca de uma justa reparação”

O Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Químico e Petroleiro da Bahia promoveu, dia 4 de setembro, o seminário “Anistia Política: 30 anos em busca de uma justa reparação”. O evento, realizado no auditório do sindicato, no Tororó, contou com pronunciamentos de pessoas consagradas no processo de luta pelo fim da ditadura militar. O deputado federal e ex-preso político Emiliano José ressaltou que a luta pela anistia política continua até hoje, e que os torturadores que estão vivos têm que ser submetidos a uma punição. “Precisamos conseguir a anistia para aqueles que sofreram repressão e ainda não foram recompensados. É um direito dos que lutaram na época. É o reconhecimento da repressão”.

PT de Valente completa 21 anos

O Partido dos Trabalhadores (PT) do município de Valente (BA) comemorou, dia 5 de setembro, os seus 21 anos de fundação, evento que contou com a participação de políticos, militantes e lideranças. Emiliano José disse, na ocasião, que o PT vem mudando a vida do povo brasileiro e fazendo uma revolução democrática. Ele elogiou a ministra Dilma Rousseff pela experiência política e administrativa e lembrou que a grande marca do governo do PT é a distribuição de renda.

Veias abertas

Artigo de Emiliano José publicado no site Terra Magazine (2/9): “A anistia foi uma grande conquista do povo brasileiro. O dia 28 de agosto de 1979 foi um dia de alegria. De reencontro. Um dia em que se celebrava a saída de tantos companheiros da prisão. A volta de tantos outros do exílio. A saída de muitos da vida clandestina. A anistia foi resultado da luta do Movimento Feminino pela Anistia, do Comitê Brasileiro Pela Anistia, da Igreja Católica e de igrejas evangélicas, de parlamentares que se dedicaram a ela, e nos lembramos com emoção da luta de um Teotônio Vilela”.

Fale com Emiliano José

Brasília | Câmara dos Deputados, Anexo IV, Gabinete 826. CEP: 70160-900 Tel: 61 3215-5826
Salvador | Rua Guedes Cabral, 184, Sala 2, Rio Vermelho. CEP: 41850-620. Telefax: 71 3334-1464
[email protected]   www.emilianojose.com.br

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111021 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]