Oito Centros Digitais de Cidadania serão inaugurados no interior baiano

Centro digital de cidadania (CDC) de Feira de Santana.
Centro digital de cidadania (CDC) de Feira de Santana.
Centro digital de cidadania (CDC) de Feira de Santana.
Centro digital de cidadania (CDC) de Feira de Santana.

Mais oito Centros Digitais de Cidadania, do Programa Cidadania Digital de inclusão sociodigital do Governo do Estado, serão inaugurados desta terça-feira a sábado (20 a 24/10/2009). Com a presença do governador Jaques Wagner, as inaugurações contemplam os municípios de Conceição do Jacuípe, que terá três unidades do programa, Amélia Rodrigues, Teodoro Sampaio, Terra Nova, Arataca e Jaborandi.

Nesta terça-feira (20), às 10h, serão entregues os CDCs que serão mantidos em parceria com a Associação Beneficente da Primeira Igreja Batista, da Associação de Apoio ao Menor, Adolescente e ao Idoso, do Conjunto Urbis 1, em Conceição do Jacuípe.

No mesmo dia, ao meio-dia, será a vez do CDC da Escola Luís Eduardo Magalhães, em Amélia Rodrigues. Logo depois, às 14h, a Sociedade Espírita Verdade e União, em Teodoro Sampaio, recebe o seu Centro. Por último, às 15h30, a inauguração será na Associação de Desenvolvimento Econômico e Cultural de Terra Nova.

Na quinta-feira (22), a inauguração se dará na Associação Cultural do Centro de Formação Florestan Fernandes, no Assentamento Terra Vista – Colégio Florestan Fernandes, em Arataca. Por último, no sábado (24), o pacote de inaugurações se encerra com o CDC da Escola Municipal Carlos Chagas, em Jaborandi. Com isso, sobe para 919 o número de Centros Digitais de Cidadania instalados em toda a Bahia. A previsão é de atingir o milésimo CDC até o final do ano, cobrindo todos os 417 municípios baianos.

Programa Cidadania Digital

Coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o Cidadania Digital foi criado em 2007 como substituto ao antigo Programa de Identidade Digital do Estado. O foco passou a ser a inclusão sociodigital e, para isso, foram desenvolvidas ações de capacitação, cidadania e novas possibilidades de renda para as comunidades envolvidas.

Além de fomentar o uso dos CDCs existentes pela população, a Secti está ampliando a rede de centros, contemplando bairros periféricos, assentamentos rurais, comunidades de quilombolas, afrodescendentes e indígenas. Cada CDC é dotado de dez computadores, uma impressora e acesso à internet com banda larga.

Dados do Sistema de Cadastro do Cidadão apontam que quase 90% dos usuários do Programa têm renda familiar de até dois salários mínimos, o que confirma seu impacto social. O sistema de cadastro também revela que os jovens são o público prioritário do Cidadania Digital, já que 67% dos usuários têm até 21 anos de idade e 93% do público frequenta escola pública.

A conquista de importantes prêmios revela o reconhecimento que o programa vem tendo junto à sociedade. O Cidadania Digital foi contemplado em novembro com o Prêmio A Rede como melhor programa estadual de inclusão digital do Brasil. Dividida em oito categorias, a premiação foi realizada em São Paulo e disputada por mais de 200 projetos de todo o país. O prêmio foi promovido pela revista A Rede, especializada no tema.

Em 2007, o programa já havia conquistado o Top Social, mais importante prêmio de responsabilidade social do Norte e Nordeste, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade, capítulo Bahia, (Abap-BA), Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas da Bahia (ADVB-BA), e Associação Comercial da Bahia (ACB). O programa ficou, ainda, no terceiro lugar da etapa nordestina do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, na categoria Processo, com o projeto de manutenção da rede.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108664 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]