Jerusalém deve ser capital de Israel e da Palestina

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Em mensagem, Ban Ki-moon pede para que os dois lados devolvam ao local seu status de símbolo de santidade e de paz para o mundo inteiro.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, advertiu nesta quarta-feira que, para a paz no Oriente Médio ser alcançada, Jerusalém deve ser a capital dos dois Estados, o israelense e o palestino.

Ban deu a declaração em mensagem ao Fórum Internacional de Jerusalém, que acontece no Marrocos.

Paz e Segurança

O Secretário-Geral reitera que israelenses e palestinos tem que transformar os locais sagrados em espaços aceitáveis para todos.

Para Ban, só uma solução envolvendo os dois lados poderá devolver a Jerusalém seu status de símbolo de santidade, fraternidade e de paz para o mundo inteiro.

Na mensagem, o Secretário-Geral também apela para que Israel pare com atitudes que tem dificultado o processo de paz na região.

Ban citou os exemplos dos despejos, demolições de casas e o fechamento de instituições palestinas em Jerusalém Oriental.

Doadores

Ele também apontou como impecilho a postura de Israel de limitar o acesso a parte leste da cidade impedindo o desenvolvimento econômico palestino.

Ban Ki-monn pediu ainda que Israel abra suas fronteiras com Gaza para permitir a reconstrução do local, lembrando que a conferência de doadores no Egito arrecadou US$ 4,5 bilhões, cerca de R$ 7 bilhões, em ajuda financeira para isso.

*Com informações da Rádio ONU em Nova York.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112958 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]