Investimentos na Educação Profissional eleva qualidade do ensino na Bahia

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A luta na busca de conquistar um espaço no mercado de trabalho e uma formação acadêmica qualificada tem se tornado realidade para os jovens baianos.

Segundo o secretário da educação, Osvaldo Barreto, a educação profissional é um instrumento poderoso de inclusão social e democratização do acesso ao ensino público de qualidade. “Estamos trabalhando com foco no ano letivo de 2010, em articulação com o ensino médio integrado ao técnico, para o maior aproveitamento nas escolas”, destacou o secretário, em referência à transformação das escolas de nível médio em centros de educação profissional.

Segundo o representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), José Ribeiro, os investimentos nesta área de ensino deixam a Bahia alinhada à tendência nacional de capacitação profissional. “No Brasil, 80% dos novos postos de trabalho criados exigem o ensino médio completo, com algum artefato adquirido na educação profissional. Além disso, este segmento é responsável pelo aumento de até 30% nos salários”, comentou.

Expansão

Visto como uma ferramenta fundamental para preparar os jovens de baixo poder aquisitivo para o mundo do trabalho, o ensino profissional tem sido expandido para a área rural e regiões onde as demandas técnicas são maiores.

Exemplo do estudante Jade Santos, que em Itororó está vendo a possibilidade de atuar na sua região. “Como Itororó é conhecida como a terra da carne do sol, resolvi investir no curso de agroindústria e sei que ele me dará uma grande oportunidade para garantir uma vaga no mercado de trabalho”, destaca.

Bahia deve atingir 30 mil novas vagas de trabalho até o final do ano

Desde 2007, a Bahia deu um salto no número de vagas, passando de pouco mais de quatro mil, em 2006, para 28,6 mil, até setembro deste ano. Até o final de 2009, a meta é atingir 30 mil vagas e, em 2011, deve chegar a 70 mil. Hoje, a Bahia conta com 113 unidades, oito centros estaduais, 27 centros territoriais e 78 escolas de ensino médio que ofertam Educação Profissional.

Para o superintendente de educação profissional da Secretaria da Educação, Almerico Lima, o sucesso dos cursos tem se dado pelo casamento entre oferta e demanda socioeconômica da Bahia.

O estudante do curso de agropecuária, Victor Souza, da Escola Agrotécnica de Juazeiro, diz que pretende ingressar na faculdade de engenharia e descobriu a vocação devido aos estudos nas disciplinas de agropecuária. “O curso técnico me dá uma formação a mais, que só com o ensino médio não teria. Se todo jovem fizesse um curso deste, teríamos melhores profissionais no mundo do trabalho, o que traz benefícios para a sociedade”, disse Victor.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108107 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]