Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 27 de outubro de 2009

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Iniciação cientifica

O Papel da Iniciação Científica na Formação Acadêmica foi tema de mesa-redonda realizada na quinta-feira (22/10/2009), no Anfiteatro da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), dando prosseguimento ao 13º Seminário de Iniciação Científica (Semic). O evento integrou as atividades da 6ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Durante os debates, a professora Simone Seixas (UFVA) afirmou que o Semic tem o importante papel de divulgar as pesquisas e de servir de instrumento de troca de experiências. A professora Elizete da Silva (Uefs) salientou que “os estudantes hoje podem usufruir da iniciação científica não apenas para divulgar pesquisas, como também para recorrer a incentivos nos vários setores”. Atualmente a Iniciação Cientifica da Uefs conta com três programas de distribuição de bolsas. São 329 bolsistas, distribuídos nas seguintes cotas institucionais: 100 Fapesb, 89 Pibic/CNPq e 140 Probic/Uefs.

No Antares

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia está sendo realizada em Feira de Santana, fazendo com que  o Observatório Antares receba visitas de alunos e professores de diversos municípios da região . Cerca de 870 crianças estão visitando diariamente o espaço, o que equivale a aproximadamente 15 estabelecimentos escolares. Além do Museu de Ciências, o Parque dos Dinossauros e o Parque Espacial, um estande do Exercito Nacional e outro da Embasa atraem a curiosidade das crianças e demais visitantes.  A 6ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e tem a participação de universidades, institutos de pesquisa e centros de ciência de todo o país.

Pobreza em Irecê

O crescimento do acesso a novas tecnologias tem sido uma das preocupações do governo estadual, garantindo formação profissional para jovens e adolescentes de todo o Estada da Bahia. No município de Irecê, o governo, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), fecha mais um convênio, dessa vez com a Organização Não Governamental Ação pela Cidadania, que capacitará 200 jovens de 16 a 24 anos para atuarem nas funções de audiovisual. A qualificação deverá acontecer através de oficinas de Roteiro, Edição, Fotografia, Técnica de Áudio, Produção para TV e Vídeo, Interpretação, Direção e Figurino. Tudo isso faz parte do Projeto TV Irecê, os investimentos somam cerca de R$ 770 mil. Todos os adolescentes selecionados estão num contexto de vulnerabilidade social com renda per capita menor que ½ salário mínimo. O Projeto TV Irecê vai implementar ações que resultem fundamentalmente na elevação da auto-estima do jovem e de sua família utilizando á linguagem televisiva como fonte geradora de renda – utilizando-se do potencial artístico e cultural que permeia a cidade que será desenvolvido o projeto, território que demanda ações imediatas que propiciem a  inclusão sócio-produtiva.

Livro do comendador

A expressiva  figura de Feira de Santana, aos 93 anos de idade,  Jonathas Carvalho estará lançando na sede da Fundação que leva o seu nome, no próximo dia 27,  o livro onde conta historias da sua vida, intitulado “Memórias de um Comendador” , numa iniciativa do Rotary Clube, o qual já foi diretor, presidente e governador. Naquela oportunidade serão anfitriões sua esposa Cecilia Carvalho, seus filhos,  nora e neto  Marcelo e Celia Christina, Luiz Humberto, Marcio e Vilmária e Vinicius e Felipe.

 A festa da Fobica

Foi bastante concorrida a festa realizada pelo médico Luis Carlos Santos no Spazzio Eventos, na quarta feira passada, em homenagem aos 80 anos do Ford 29, a tradicional Fobica, assim como os 40 anos de companhia com aquele  automóvel. Foi um acontecimento inédito e que mereceu presença de um mundo gente dos mais diversos segmentos da sociedade e cobertura total da mídia impressa e televisiva. O fato mereceu da afiliada da Rede Globo , a Tv Subaé,  destaque com matérias em seus telejornais.Foi realmente uma noite inesquecível.

Esta coluna é publicada diariamente nos sites da TRIBUNA DA BAHIA, no www.jornalgrandebahia.com.br, e www.noticiasdabahia.com.br

Sobre Antonio José Larangeira 3092 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]