Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 10 de outubro de 2009

Antônio José Larangeira.Antônio José Larangeira.

Hotel internacional em Feira

O Ibis Hotel, pertencente a  cadeia internacional da Accord, em parceria com o empresário Germinio Orlando Braga, estará construindo ao lado do Boulevard Shopping a sua unidade em Feira de Santana, quando serão investidos R$ 10 milhões. Uma solenidade no Parque do Saber presidida pelo prefeito Tarcizio Pimenta marcou a assinatura da carta de intenções do empreendimento, oportunidade em que foi anunciado o inicio das obras para o mês de novembro com previsão de estarem concluídas em 20011, quando aquela casa hoteleira começará a funcionar. Entre os pontos altos discursivos, foi a fala do presidente da Associação Comercial de Feira de Santana, Armando Sampaio que também é diretor da Associação Brasileira de Agencias de Viagens –Bahia, ao lamentar a não conclusão do Centro de Convenções de Feira de Santana pelo governador Jaques Wagner. No ensejo mostrou a necessidade daquele equipamento para o turismo de negócios desta cidade.

Semana de Física

Para despertar o interesse de jovens estudantes pela carreira científica, disseminar a Física e a contribuição dela para o mundo atual, o Departamento de Física da Uefs, abriu segunda-feira (5), a XII Semana de Física de Feira de Santana. O evento foi iniciado com a palestra Grandes Experimentos na Fronteira da Física, proferida pelo professor doutor Ademarlaudo Barbosa, membro do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas  do Rio de Janeiro. Barbosa apresentou uma pesquisa feita pelo CBPF sobre os neutrinos, partículas subatômicas que são produzidas pelas estrelas e estão em grande número nos reatores nucleares.

Formula Truck

Feira de Santana deverá ser incluída no Circuito Nacional de Fórmula
Truck, a categoria que congrega os maiores pilotos de caminhões do
país, cujas provas têm atingido públicos com média superior a 20 mil
pessoas por corrida. Com o apoio do prefeito Tarcízio Pimenta,
contatos vêm sendo mantidos com os coordenadores da Fórmula
Truck, em São Paulo. Em conversa com a midia,  o vice-prefeito Paulo Aquino, declarou, que   vê  uma ótima oportunidade de atender a uma
demanda crescente de admiradores na cidade, que também ganharia
projeção nacional através das transmissões televisivas.Depois de Caruaru e Fortaleza, Feira de Santana passaria a ser a terceira cidade nordestina a integrar o Circuito Nacional da Fórmula Truck, que já conta com as tradicionais provas de Cascavel, Londrina,
Tarumã, Guaporé, Goiânia, Interlagos e Curitiba.

Bailarina

Esteve recentemente em temporada por Londres e depois  Sidney (Austrália), fazendo parte do Ballet Espanhol de Cuba, a bailarina Maria Mercedez, jovem de vinte anos que é filha do jornalista feirense Valter Xeo. A mesma deverá vir à Feira de Santana e Salvador, em dezembro, quando passará algumas semanas com o pai.

Cônsul

Na manhã desta quarta-feira (07), o senador João Durval participou da cerimônia em que o advogado baiano Carlos Sodré recebeu as credenciais de Cônsul Honorário da Costa do Marfim, em Salvador.  A cerimônia aconteceu na sede da Embaixada daquele país, em Brasília, na Avenida das Nações. Além do embaixador Daouda Diabate e do senador João Durval compareceram várias autoridades diplomáticas e parlamentares ligados ao novo cônsul.

Tecnologias sociais

Para aprofundar o conceito de Tecnologias Sociais (TS), bem como identificar, mapear, mobilizar e integrar os atores que desenvolvem esse tipo de atividade na Bahia, será realizada, de outubro a dezembro, em todos os Territórios de Identidade do Estado, uma série de 11 Oficinas de TS, que  serão realizadas conjuntamente pela Uefs e pelas  Universidade Federal do Recôncavo Baiano (Ufrb), do Estado da Bahia (Uneb) e do Salvador (Unifacs), com o apoio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Durante as oficinas serão debatidos o conceito, apresentação de experiências, identificação de TS desenvolvidas na Bahia, de organizações que desenvolvem essas atividades no estado e de demandas para a elaboração de uma política estadual para o setor.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]