Governo Wagner promete modernizar porto de Aratu e inicia projeto de reestruturação da infraestrutura do Pólo Camaçari

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O governador Jaques Wagner lançou nesta segunda–feira (05/10/2009) edital de licitação para concessão do Sistema BA 093, no trecho que compreende 125 quilômetros de estradas na região do Pólo industrial de Camaçari. É uma demanda reprimida por décadas, que só agora vira realidade, seja ao melhorar o transporte de cargas, seja ao tornar mais seguro e econômico, o tráfego entre os grandes pólos industriais da Região Metropolitana, capital e Porto de Aratu.

O encontro aconteceu no auditório do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari, todo o trabalho será operado pela iniciativa privada ao longo dos próximos 25 anos. A empresa vencedora da licitação terá que investir R$ 805 milhões em recuperação, duplicação de alguns trechos e manutenção do sistema. Na primeira etapa (duração de seis meses) estão previstos a realização de reparos na melhoria do pavimento, acostamento, sinalização horizontal e vertical, além da oferta de serviço de resgate, primeiros socorros e reboque. A segunda etapa terá a duração de três anos, período em que se processará a duplicação de 56 quilômetros do sistema.

Também foi anunciado pelo secretário de Infra-Estrutura, João Leão, parceria entre empresários, prefeitura e governo, a fim de realizar uma manutenção emergencial nas vias internas do Pólo de Camaçari, que engloba a BA-093, BA-512, BA-519, BA-522, BA-523, BA-524, BA-526, BA-528, BA-531 e BA-535.  Após a apresentação realizada pelos secretários João Leão (Infra-Estrutura), Walter Pinheiro (Planejamento) e Carlos Martins (Fazenda), o governador baiano lembrou o compromisso que fez há um ano, nas comemorações de 30 anos do Pólo Industrial de Camaçari.

Nova fase na Bahia

Wagner frisou que o ato de lançamento do edital de concessão da BA 093 representa um marco simbólico de uma nova fase na Bahia.“Tenho obsessão de resolver os problemas de fato, pois, temos pressa para recuperar os atrasos históricos que a Bahia agora procura superar, mas, as coisas têm um tempo de maturação”, observou ele e complementou: “Mas, não posso deixar de registrar que foram necessários 30 anos de Pólo de Camaçari para que fosse feito  o primeiro ajuste do ICMS, cobrado das indústrias, assim como, a negociação dos créditos de ICMS devidos pelo estado”. Wagner explicou que as negociações são feitas sempre na expectativa de que o dinheiro pago  na quitação desses créditos seja reinvestido nas próprias empresas.

Já o secretário de Planejamento, Walter Pinheiro, expôs todo o projeto que integra o Sistema da BA 093 ao Sistema viário de Salvador, considerando não apenas o transporte de cargas e passageiros, mas, o conjunto de possibilidades de expansão urbana e residencial da área, a exemplo, da execução de obras do Programa Minha Casa, Minha Vida e a revitalização do CIA.

 

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]