Governo firma convênio entre MEC e Ministério da Saúde para disponibilizar maior número de profissionais no Hospital da Criança

Zé Neto.
Zé Neto.

Foi promovido na manhã de hoje (23/10/2009) uma Audiência Pública no auditório do Centro de Cultura e Arte (CUCA) para discutir a implantação do Hospital Estadual da Criança (HEC) em Feira de Santana.

A abertura dos trabalhos ficou sob a responsabilidade do deputado José Neto (PT) que na oportunidade discorreu sobre a importância na participação da sociedade na audiência. “Estamos hoje aqui para discutir o Hospital da Criança com a comunidade, são vocês que pagam os impostos e têm o direito de saber o que está sendo feito”. Ele também observou que para a realização do evento foram convidados os interessados pela causa. Os mais diversos segmentos da sociedade organizada a exemplo da classe médica, o setor de saúde, estudantes da área e os usuários do sistema público de saúde.

Fizeram parte da mesa o deputado José Neto, a diretora de Tecnologia e engenheira responsável pela obra, Maria Clessia, e o diretor de Comunicação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) Edson Miranda. Estes se colocaram a disposição para esclarecer dúvidas dos presentes no que diz respeito às obras que estão sendo realizadas.

 A engenheira responsável pela obra do Hospital da Criança, Maria Clessia, explicou que Feira de Santana, por sua posição estratégica e pelo fato de ser considerado o maior entroncamento do Norte Nordeste, estes foram fatores determinante que contribuiu para construção do HEC. “Este hospital não está sendo pensado para atender uma gripe ou uma dor de ouvido e sim, para atender casos de média e alta complexidade como câncer, problemas cardíacos e pulmonares”, alerta Clessia.

O diretor de Comunicação da SESAB, Edson Miranda, fez questão de observar não ser necessariamente obrigatória a realização destas Audiências Públicas. “Nós, enquanto governo democrático  realizamos Audiências Públicas, mesmo sem a obrigatoriedade, para esclarecer todas as dúvidas da população. É o que estamos fazendo hoje aqui em Feira e também sobre o Hospital do Subúrbio que está sendo construindo em Salvador”.

Estão sendo investidos na construção do Hospital Estadual da Criança R$ 55 milhões na construção e na aquisição dos equipamentos técnico do hospital, que contará com 280 leitos, 40 UTI’s, 30 semi-UTI’s e terá a capacidade atender crianças de todo o estado da bahia região. Segundo a engenheira responsável pela obra, o custo operacional do Hospital da Criança será por volta de 100 milhões por ano e tem inauguração prevista para julho de 2010.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109890 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]