Fortalecimento do semiárido é tema do BahiaTec 2009

O semiárido, região que reúne 265 municípios baianos, ocupa 70% do território do estado e é habitada por aproximadamente 6,5 milhões de pessoas, será o tema do 2º BahiaTec – Feira de Tecnologia & Simpósio Internacional de Inovação 2009, promovido pelo Governo do Estado, por intermédio das secretarias do Planejamento (Seplan) e Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), além da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado da Bahia (Fapesb).

O evento acontecerá entre os dias 18 e 20 de novembro, no Othon Palace Hotel, em Salvador, e visa propor soluções para os problemas do semiárido baiano. Na ocasião serão apresentadas pesquisas e práticas bem-sucedidas que apontam os potenciais econômicos da região nas áreas da agricultura, comércio e indústria. A escolha do tema deve-se à importância do semiárido.

O secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, destacou a importância de iniciativas que auxiliem o crescimento da economia baiana, por meio da atualização tecnológica e do consequente desenvolvimento dos negócios no estado. “O semiárido sempre foi tratado como uma região improdutiva que carece de infraestrutura e logística, mas, para nós, ele é prioridade territorial do plano de desenvolvimento do estado”.

Entre as principais ações, ele ressalta a ampliação no acesso à água de qualidade, com o Programa Água para Todos (PAT), o fortalecimento da agricultura familiar, com a expansão do crédito, assistência técnica e adensamento da cadeia produtiva.

Na área tecnológica e energética, Pinheiro afirma que o biodiesel é um dos arranjos produtivos fundamentais para o desenvolvimento equilibrado do estado, na medida em que incorpora a agricultura familiar e as questões econômica e energética.

“Até o final de 2010 ainda teremos conexão de banda larga em todos os municípios baianos, superando um dos obstáculos para a instalação de grandes empreendimentos no interior, que é a necessidade de comunicação e troca de dados de modo rápido”, afirma o secretário, lembrando ainda que esta iniciativa beneficiará também a população.

A organização do evento estima um público superior a 400 pessoas, entre estudantes, pesquisadores, empreendedores, gestores públicos, representantes de instituições científicas, tecnológicas, governamentais e organizações sociais.

*Com informações da AGECOM/BAHIA

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141305 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário