FMI prevê recuperação de 3,5% para Brasil.

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Órgão prevê um crescimento econômico global na ordem dos 3% em 2010, após uma contração de 1% em 2009; recuperação é impulsionada por economias emergentes, particularmente na Ásia, que resistiram à crise de maneira melhor que a esperada.

A economia mundial está em expansão e as condições financeiras melhoraram de forma significativa após meses de profunda recessão.

A afirmação está no último relatório do Fundo Monetário Internacional, FMI, sobre a economia global, divulgado nesta quinta-feira, em Washington.

Economias Emergentes

“Perspectivas para a Economia Mundial” indica, porém, que o ritmo da recuperação será lento e insuficiente para reduzir o desemprego durante algum tempo.

O FMI prevê um crescimento econômico global na ordem dos 3% em 2010, após uma contração de 1% em 2009. Segundo o órgão, a recuperação é impulsionada por economias emergentes, principalmente na Ásia, que resistiram à crise de maneira melhor que a esperada.

O crescimento nesses países deverá atingir 5%, em 2010, um aumento de 3 pontos percentuais em relação a este ano.

O Fundo Monetário Internacional prevê no Brasil uma contração de 0,7% em 2009 e uma recuperação de 3,5% em 2010.

Riscos

O relatório realça que apesar da melhora nas perspectivas econômicas globais, vários riscos continuam a ameaçar a recuperação.

O FMI cita os programas de estímulo fiscal dos governos e o fato dos bancos terem sido forçados a aumentar as suas reservas, o que limita o volume de crédito disponível.

O órgão indica que Cingapura será o país com maior crescimento econômico em 2010, seguido por Taiwan, Eslováquia, Coreia do Sul e Hong Kong.

*Com informações da Rádio ONU em Nova York*.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106596 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]